RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desenvolvimento de liderança para gestores de uma universidade: um estudo de caso

Mostrar registro simples

Autor Pacheco, Katryne Vieira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7947605196116415;
Orientador Freitas Júnior, José Carlos da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Co-orientador Freitas, Leninne Guimarães;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/6095186535470973;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de liderança para gestores de uma universidade: um estudo de caso;
Resumo O objetivo deste estudo consistiu em analisar, por meio de um estudo de caso, como os resultados de um Programa de Desenvolvimento de Liderança contribuíram para a melhoria na gestão de uma Universidade pública municipal. Deste modo, foi analisado o referido contexto, por meio de entrevistas com 03 (três) grupos de servidores da Instituição de Ensino Superior em estudo, a saber: Organizadores do Programa de Liderança; Coordenadores de Departamentos Administrativos; Diretores de Cursos de Graduação. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa teórica acerca de conceitos, teorias, competências e habilidades relacionadas ao tema liderança. Buscou-se obter respostas a objetivos específicos, analisando-se as percepções referentes aos desafios enfrentados no processo de liderança, descrevendo-se as etapas do processo de desenvolvimento de líderes e relatando-se os impactos obtidos em relação ao Programa em estudo. Este estudo justificou-se pela necessidade de explanar o desenvolvimento de um projeto de liderança para ambientes educacionais, com a verificação de resultados benéficos deste último para as relações cotidianas e para o ambiente universitário. O estudo também instiga o aprimoramento das competências dos colaboradores que atuam nas organizações. As entrevistas semiestruturadas foram aplicadas presencialmente e abordaram questões profissionais e reflexivas aos entrevistados. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e, quanto à abordagem do problema, é de natureza qualitativa. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de coleta de dados. Nota-se que os entrevistados possuem clara percepção de que o Programa de Desenvolvimento de Líderes possibilitou o desenvolvimento de inúmeras habilidades, bem como proporcionou uma ferramenta de apoio modificadora dos cenários de trabalho. No que se refere às considerações finais, os resultados encontrados sugerem que a pesquisa destaca os desafios complexos enfrentados pelas universidades municipais em sua missão de liderança. A diversidade da instituição e dos líderes exige uma abordagem adaptativa e colaborativa. O Programa vem manifestando o compromisso da Universidade em promover lideranças sensíveis às necessidades locais, fomentando colaborações interdepartamentais e um ambiente de aprendizado contínuo. Tais fatos evidenciam que a liderança pode ser adquirida, aprimorada, desenvolvida, gerando valores e níveis de alta relevância, quando aplicada à realidade das organizações.;
Abstract The objective of this study was to analyze, through a case study, how the results of a Leadership Development Program contributed to improving the management of a public municipal University. In this way, the aforementioned context was analyzed, through interviews with 03 (three) groups of employees of the Higher Education Institution under study, namely: Organizers of the Leadership Program; Administrative Department Coordinators; Directors of Undergraduate Courses. Initially, theoretical research was carried out on concepts, theories, skills and abilities related to the topic of leadership. We sought to obtain answers to specific objectives, analyzing perceptions regarding the challenges faced in the leadership process, describing the stages of the leader development process and reporting the impacts obtained in relation to the Program under study. This study was justified by the need to explain the development of a leadership project for educational environments, with the verification of beneficial results of the latter for everyday relationships and for the university environment. The study also encourages the improvement of the skills of employees who work in organizations. The semi-structured interviews were carried out in person and addressed professional and reflective questions for the interviews. This is exploratory, descriptive research and, regarding the approach to the problem, it is qualitative in nature. For data analysis, the data collection technique was used. It is noted that the interviewees have a clear perception that the Leader Development Program enabled the development of numerous skills, as well as providing a support tool that modifies work scenarios. Regarding final considerations, the results found suggest that the research highlights the complex challenges faced by municipal universities in their leadership mission. The diversity of the institution and leaders requires an adaptive and collaborative approach. The Program has demonstrated the University's commitment to promoting leadership sensitive to local needs, fostering interdepartmental collaborations and a continuous learning environment. These facts show that leadership can be acquired, improved, developed, generating values and levels of high relevance, when applied to the reality of organizations.;
Palavras-chave Liderança; Desenvolvimento; Universidade; Conhecimento; Experiências; Habilidades; Etapas; Desafios; Impactos; Resultados; Leadership; Development; University; Knowledge; Experiences; Skills; Phases; Challenges; Impacts; Results;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-10-04;
Agência de fomento Universidade de Rio Verde;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12846;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística