Resumo:
O objetivo deste estudo consistiu em analisar, por meio de um estudo de caso, como os resultados de um Programa de Desenvolvimento de Liderança contribuíram para a melhoria na gestão de uma Universidade pública municipal. Deste modo, foi analisado o referido contexto, por meio de entrevistas com 03 (três) grupos de servidores da Instituição de Ensino Superior em estudo, a saber: Organizadores do Programa de Liderança; Coordenadores de Departamentos Administrativos; Diretores de Cursos de Graduação. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa teórica acerca de conceitos, teorias, competências e habilidades relacionadas ao tema liderança. Buscou-se obter respostas a objetivos específicos, analisando-se as percepções referentes aos desafios enfrentados no processo de liderança, descrevendo-se as etapas do processo de desenvolvimento de líderes e relatando-se os impactos obtidos em relação ao Programa em estudo. Este estudo justificou-se pela necessidade de explanar o desenvolvimento de um projeto de liderança para ambientes educacionais, com a verificação de resultados benéficos deste último para as relações cotidianas e para o ambiente universitário. O estudo também instiga o aprimoramento das competências dos colaboradores que atuam nas organizações. As entrevistas semiestruturadas foram aplicadas presencialmente e abordaram questões profissionais e reflexivas aos entrevistados. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e, quanto à abordagem do problema, é de natureza qualitativa. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de coleta de dados. Nota-se que os entrevistados possuem clara percepção de que o Programa de Desenvolvimento de Líderes possibilitou o desenvolvimento de inúmeras habilidades, bem como proporcionou uma ferramenta de apoio modificadora dos cenários de trabalho. No que se refere às considerações finais, os resultados encontrados sugerem que a pesquisa destaca os desafios complexos enfrentados pelas universidades municipais em sua missão de liderança. A diversidade da instituição e dos líderes exige uma abordagem adaptativa e colaborativa. O Programa vem manifestando o compromisso da Universidade em promover lideranças sensíveis às necessidades locais, fomentando colaborações interdepartamentais e um ambiente de aprendizado contínuo. Tais fatos evidenciam que a liderança pode ser adquirida, aprimorada, desenvolvida, gerando valores e níveis de alta relevância, quando aplicada à realidade das organizações.