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Heurísticas e vieses na escolha entre cursos de bacharelado e tecnológico

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Autor Pereira, Fransérgio Bucar Afonso;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4191212209199679;
Orientador Alves, Tiago Wickstrom;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
Co-orientador Costa, Luciana de Andrade;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2921649897325599;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Heurísticas e vieses na escolha entre cursos de bacharelado e tecnológico;
Resumo A presente tese tem por objetivo avaliar o efeito das heurísticas na escolha dos estudantes entre os níveis formativos de bacharelado e tecnológico no Instituto Federal do Tocantins. O procedimento para obtenção dos dados decorreu da aplicação de um questionário e sua análise se deu pelo emprego da técnica de Análise de Componentes Principais (ACP) a partir do orange data mining juntamente com outros métodos estatísticos relevantes, a fim de atender aos objetivos da pesquisa. As contribuições deste estudo consistem em desenvolver uma pesquisa que aborde as escolhas educacionais dos estudantes, procurando compreender as heurísticas que ocasionam vieses cognitivos presentes ou que contribuem para a escolha entre os níveis formativos de bacharelado e tecnológico. A heurística é baseada no conceito de regras aprendidas que permitem ao destinatário da mensagem tirar uma conclusão sobre a informação apresentada com muito pouco esforço cognitivo, assim, uma escolha baseada em atalhos mentais pode resultar em vieses sistemáticos. A tese deste estudo foi baseada na ideia de que os vieses do ajuste insuficiente de âncora, da avaliação de eventos conjuntivos e disjuntivos, da recuperabilidade de ocorrências, da insensibilidade à taxa base e da insensibilidade ao tamanho da amostra poderiam estar relacionados à escolha dos estudantes quanto ao níveis formativos de bacharel e tecnólogo. A partir das análises realizadas, constatou-se que os estudantes foram influenciados pelas heurísticas da ancoragem e ajustamento, disponibilidade e representatividade sendo possível, assim, abordar os objetivos específicos. Um fato interessante da pesquisa é que, apesar da utilização das heurísticas por ambos os níveis formativos, estudantes do tecnólogo apresentaram maior inclinação a incorrerem nos vieses abordados.;
Abstract This thesis aims to evaluate the effect of heuristics on students' choice between the bachelor's and technological training levels at the Instituto Federal do Tocantins. The procedure for obtaining the data resulted from the application of a questionnaire and its analysis was carried out using the Principal Component Analysis (PCA) technique based on orange data mining along with other relevant statistical methods, in order to meet the research objectives. The contributions of this study consist on developing a research that addresses the educational choices of students, seeking to understand the cognitive biases present or that may contribute to the choice between the educational levels of bachelor and technological degrees. Heuristics are based on the concept of learned rules that allow the recipient of the message to draw a conclusion about the information presented with very little cognitive effort, thus a choice based on mental shortcuts can result in systematic biases. The thesis of this study was based on the idea that the biases of insufficient anchor adjustment, the evaluation of conjunctive and disjunctive events, the recoverability of occurrences, the insensitivity to the base rate and the insensitivity to the sample size could be related to the students' choice regarding the training levels of bachelor and technologist. From the analyzes carried out, it was found that the students were influenced by the heuristics of anchoring and adjustment, availability and representativeness, thus making it possible to address the specific objectives. An interesting fact of the research is that, despite the use of heuristics by both formative levels, technologist students showed a greater inclination to incur the biases.;
Palavras-chave Heurísticas; Vieses cognitivos; Escolha; Análise de Componentes Principais; Heuristics; Cognitive biases; Choice; Principal Component Analysis;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-09-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12812;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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