Resumen:
A presente tese tem por objetivo avaliar o efeito das heurísticas na escolha dos estudantes entre os níveis formativos de bacharelado e tecnológico no Instituto Federal do Tocantins. O procedimento para obtenção dos dados decorreu da aplicação de um questionário e sua análise se deu pelo emprego da técnica de Análise de Componentes Principais (ACP) a partir do orange data mining juntamente com outros métodos estatísticos relevantes, a fim de atender aos objetivos da pesquisa. As contribuições deste estudo consistem em desenvolver uma pesquisa que aborde as escolhas educacionais dos estudantes, procurando compreender as heurísticas que ocasionam vieses cognitivos presentes ou que contribuem para a escolha entre os níveis formativos de bacharelado e tecnológico. A heurística é baseada no conceito de regras aprendidas que permitem ao destinatário da mensagem tirar uma conclusão sobre a informação apresentada com muito pouco esforço cognitivo, assim, uma escolha baseada em atalhos mentais pode resultar em vieses sistemáticos. A tese deste estudo foi baseada na ideia de que os vieses do ajuste insuficiente de âncora, da avaliação de eventos conjuntivos e disjuntivos, da recuperabilidade de ocorrências, da insensibilidade à taxa base e da insensibilidade ao tamanho da amostra poderiam estar relacionados à escolha dos estudantes quanto ao níveis formativos de bacharel e tecnólogo. A partir das análises realizadas, constatou-se que os estudantes foram influenciados pelas heurísticas da ancoragem e ajustamento, disponibilidade e representatividade sendo possível, assim, abordar os objetivos específicos. Um fato interessante da pesquisa é que, apesar da utilização das heurísticas por ambos os níveis formativos, estudantes do tecnólogo apresentaram maior inclinação a incorrerem nos vieses abordados.