Resumo:
Com o avanço da transformação digital, os profissionais da área de gestão de pessoas são impelidos a repensar suas estratégias, a fim de produzir as mudanças necessárias para o atingimento dos novos objetivos organizacionais. Contudo, eles próprios precisam repensar sua atuação e identificar os fatores restritivos e impulsionadores do seu mindset para responder a este desafio. Esta dissertação apresenta um guia para o desenvolvimento do mindset do profissional de gestão de pessoas em negócios em transformação digital. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo e como estratégia de pesquisa, foi utilizado o método “Design Science Research”. Além da revisão de literatura, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças sêniores de gestão de pessoas em empresas em transformação digital e realizado um grupo focal com especialistas em transformação digital e em gestão de pessoas. A pesquisa trouxe contribuições significativas a respeito do papel da área de gestão de pessoas em negócios em transformação digital que envolve aumentar a conscientização sobre o tema na organização, criar a estratégia de pessoas para a era digital, identificar as habilidades necessárias e ajudar o negócio a tomar decisões sobre as pessoas, oportunizar uma cultura de diálogo e gerenciar a mudança. Além disso, apresentou os fatores restritivos a sua atuação: baixo conhecimento em tecnologia, falta de aprendizado, baixa capacidade de escuta, não ter mentalidade ágil, pouca abertura para novas ideias, ausência de mindset inovador, ausência de visão sistêmica, limitada visão de futuro e baixa visão estratégica. Além destes mencionados, acrescentam-se também os fatores impulsionadores: capacidade de compreender a perspectiva do negócio, capacidade de influência, planejamento, organização, resiliência/adaptabilidade e abertura para aprender. Por fim, foram apresentadas, para cada mindset identificado como prioritário nestes contextos, sugestões de como desenvolvê-los.