Resumo:
As mudanças sempre fizeram parte da vida das pessoas e das empresas, não seria diferente no contexto contábil. As tecnologias digitais trouxeram uma nova realidade neste processo evolutivo, em que muitos autores acreditam estar acontecendo um momento de transformação digital. A transformação digital é um processo que gerencia os resultados negativos e positivos do uso de tecnologias e do seu impacto nas mudanças estruturais, resultando em respostas estratégicas. Diante deste cenário, a questão-problema deste estudo é a seguinte: quais diretrizes estratégicas os escritórios contábeis devem seguir para iniciar uma transformação digital? No intuito de endereçar a este questionamento, a pesquisa tem como objetivo a proposição de um artefato que oriente os escritórios contábeis neste processo. Esta pesquisa está associada à linha de atuação de Inovação e Sustentabilidade do Programa Profissional em Gestão e Negócios (PPGN) e foi desenvolvida através da metodologia do Design Science Research. Para proposição inicial do framework foram buscadas diretrizes na literatura e após esta pesquisa, o artefato foi validado em 3 etapas diferentes. Primeiramente com acadêmicos, depois com especialistas em transformação digital e, por último, com empresários contábeis que já iniciaram seu processo de transformação digital. Ao final de cada etapa, a versão do artefato era incrementada, chegando em um framework final composto por sete diretrizes estratégicas. Essas diretrizes são: 1) aderência à estratégia da empresa; 2) cultura do risco; 3) cultura organizacional para inovação; 4) reestruturação organizacional; 5) adoção constante de novas tecnologias digitais; 6) mudança na entrega do serviço ao cliente; e 7) comunicação com o cliente. Dentre as contribuições teóricas do presente estudo, se destacam algumas que indicam que o investimento em novas tecnologias se relaciona muito mais ao custo de operacionalização de uma nova ferramenta do que ao custo financeiro, devido a demanda de horas de implantação. Outra contribuição encontrada foi a importância da reestruturação da precificação dos serviços oferecidos pela empresa e de uma análise sobre a monetização ou não das oportunidades resultantes da adoção de tecnologias digitais. Além das contribuições teóricas, a pesquisa também apresenta contribuições gerenciais. Entre elas, destaca-se a entrega final de um artefato, que foi desenvolvido e validado junto a conhecedores do tema sob diversos aspectos, para fornecer aos empresários contábeis um norteador no momento de tomada de decisão pela transformação digital de seus escritórios. Todavia, salienta-se o fato de que, para tomada de decisão de um processo de transformação digital, o empresário contábil deve primeiro ter a clareza da estratégia do seu negócio para, então, usar esse processo transformacional e potencializar seus resultados.