RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gestão de equipes no teletrabalho em um tradicional banco de varejo: uma proposta de capacitação de lideranças

Mostrar registro simples

Autor Lima, André Souza de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9021692252522032;
Orientador Freitas Junior, José Carlos da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Gestão de equipes no teletrabalho em um tradicional banco de varejo: uma proposta de capacitação de lideranças;
Resumo O modelo de trabalho verificado atualmente apresenta a intensificação do teletrabalho já existente, porém utilizado alternativamente a partir da pandemia de COVID 19. No mercado financeiro, em especial o bancário, ocorre da mesma forma. O setor bancário e suas lideranças precisaram adaptar-se rapidamente ao teletrabalho. A capacitação se fez fundamental para o atingimento de metas e correta gestão de equipes. Diante desse contexto, surgiu a seguinte questão de pesquisa: como os gestores de um banco de varejo podem melhorar sua gestão, considerando o modelo de teletrabalho em um banco de varejo tradicional? Para responder a questão, foi estabelecido o objetivo geral de propor um modelo de treinamento, que visa capacitar as lideranças para a gestão no modelo de teletrabalho em um banco de varejo tradicional. A metodologia empregada para alcançar os resultados é o Design Science Research, e após ampla coleta de dados, pesquisa qualitativa, entrevistas semiestruturadas, entrevistas em profundidade e grupo focal, resultou um modelo de capacitação para gestores de equipes em teletrabalho. Criou-se o artefato chamado método de capacitação. O DSR implica em entendimento do problema, sugestões para criação do artefato, desenvolvimento e avaliação do modelo de capacitação por especialistas do Banco em estudo nesse trabalho. O modelo de capacitação proposto foi avaliado, ajustado e aprovado por especialistas e abarca temas importantes, para a correta gestão de equipes em teletrabalho, como comunicação, acompanhamento de resultados, competência de liderança ferramentas e tecnologias, entre outros, apresentados em profundidade nesse trabalho pelo autor.;
Abstract The work model that is currently being verified presents the intensification of telework that already exists, but has been alternatively used since the COVID 19 pandemic. In the financial market, especially banking, it occurs in the same way. The banking sector and its leaders needed to quickly adapt themselves to telework. Training has become essential for the achievement of goals and the correct management of their teams. Given this context, the following research question arose: how can the managers of a retail bank improve their management, considering the telework model in a traditional retail bank? To answer the question, the general objective was established for proposing a training model, this aims to empower the leadership for management in the telecommuting model in a traditional retail bank. The methodology employed to achieve the results is Design Science Research, and after extensive data collection, qualitative research, semi-structured interviews, in-depth interviews, and focus groups, a training model for telecommuting team managers was created. An artifact called the training method was created. The DSR involves understanding the problem, suggestions for creating the artifact, development and evaluation of the training model by experts from the Bank under study in this work. The proposed training model was evaluated, adjusted and approved by experts and covers important topics for the correct management of teams in telework, such as communication, monitoring of results, leadership skills, tools and technologies, among others, presented in depth in this work by the author.;
Palavras-chave Teletrabalho; Liderança; Capacitação; Design Science Research (DSR); Telework; Leadership; Capacity building;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-05-11;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12772;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística