Resumo:
O modelo de trabalho verificado atualmente apresenta a intensificação do teletrabalho já existente, porém utilizado alternativamente a partir da pandemia de COVID 19. No mercado financeiro, em especial o bancário, ocorre da mesma forma. O setor bancário e suas lideranças precisaram adaptar-se rapidamente ao teletrabalho. A capacitação se fez fundamental para o atingimento de metas e correta gestão de equipes. Diante desse contexto, surgiu a seguinte questão de pesquisa: como os gestores de um banco de varejo podem melhorar sua gestão, considerando o modelo de teletrabalho em um banco de varejo tradicional? Para responder a questão, foi estabelecido o objetivo geral de propor um modelo de treinamento, que visa capacitar as lideranças para a gestão no modelo de teletrabalho em um banco de varejo tradicional. A metodologia empregada para alcançar os resultados é o Design Science Research, e após ampla coleta de dados, pesquisa qualitativa, entrevistas semiestruturadas, entrevistas em profundidade e grupo focal, resultou um modelo de capacitação para gestores de equipes em teletrabalho. Criou-se o artefato chamado método de capacitação. O DSR implica em entendimento do problema, sugestões para criação do artefato, desenvolvimento e avaliação do modelo de capacitação por especialistas do Banco em estudo nesse trabalho. O modelo de capacitação proposto foi avaliado, ajustado e aprovado por especialistas e abarca temas importantes, para a correta gestão de equipes em teletrabalho, como comunicação, acompanhamento de resultados, competência de liderança ferramentas e tecnologias, entre outros, apresentados em profundidade nesse trabalho pelo autor.