Resumo:
O campo do empreendedorismo apresenta-se como uma área de pesquisa dinâmica, multidisciplinar e com produção crescente, compreendendo desde os estudos sobre cognição empreendedora, até as estratégias para o desenvolvimento e a sustentabilidade das regiões. Nesse contexto os estudos sobre a educação para o empreendedorismo (EE) em universidades, apresentam-se como uma forma de desenvolvimento do comportamento empreendedor referindo-se as ações que podem influenciar atitudes, aspirações e intenções de indivíduos no reconhecimento ou criação de oportunidades. Assim, como forma de investigar o referido tema esta pesquisa tem por objetivo analisar como as ações de EE em universidades influenciam o desenvolvimento da cognição empreendedora (CE) de indivíduos. Em termos metodológicos, esta pesquisa centra-se em um estudo de caso único, de natureza qualitativa, baseado em uma universidade que desenvolve ações de EE. Como fonte primária de dados entrevistas foram realizadas com docentes, discentes, professores, técnicos e parceiros da universidade. Dados secundários também foram coletados por meio de websites, documentos institucionais, vídeos, artigos, entre outros. Os resultados mostram a importância da inserção da universidade em um Ecossistema de Educação Empreendedora (EEE), como forma de implementar uma abordagem de aprendizagem ativa, o que aumenta as chances de aprender, de controlar o ambiente, de atingir os objetivos e de alcançar consequências positivas para o desenvolvimento da CE. As ações de EE na universidade reforçaram a disposição para o empreendedorismo, demonstrando que a inserção no contexto acadêmico influencia o desenvolvimento do comportamento empreendedor. Assim, o caso revela que a cognição empreendedora é dinâmica e situada, sendo desenvolvida por pessoas específicas que atuam em uma variedade de ambientes, com vários graus de distribuição do pensamento por meio de artefatos, ferramentas, ambiente físico e agentes sociais.