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Sentidos de docência produzidos no contexto das produções acadêmicas no estado do Maranhão e na região sul do Brasil entre os anos de 2016 e 2020

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metadataTrad.dc.contributor.author Aguiar, Gilvânia Queiroz Madeira de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7962632620167445;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Dal’Igna, Maria Cláudia;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Sentidos de docência produzidos no contexto das produções acadêmicas no estado do Maranhão e na região sul do Brasil entre os anos de 2016 e 2020;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta tese tem como principal objetivo identificar, descrever e analisar os sentidos da docência, produzidos no contexto das produções acadêmicas sobre políticas educacionais, realizadas no estado do Maranhão e na região sul do Brasil, no período entre 2016 e 2020. Fundamentada nos campos teóricos dos Estudos em Docência e dos Estudos em Políticas Educacionais, em articulação com a perspectiva pós-estruturalista, desenvolveu-se uma metapesquisa, pesquisa sobre as pesquisas, operando com os conceitos de docência e linguagem para analisar um conjunto de produções acadêmicas realizadas no estado do Maranhão e na região sul do Brasil, de 2016 a 2020. Os/As principais autores/as que embasaram as análises são: Ball (2002; 2013; 2014); Biesta (2013; 2015); Dal’Igna (2014; 2017; 2023); Dal’Igna; Fabris (2015); Fabris; Dal’Igna (2013; 2017); Foucault (1995; 2003a; 2003b; 2007); Gatti (2001; 2007); Mainardes (2018; 2021); Tello; Mainardes (2015); Meyer (2014); Pimenta (2000; 2005); Roldão (2007); Silveira (2019); Veiga-Neto (2003; 2011; 2015; 2017). Ao articular objetivo, teorias e metodologia, mapearam-se três temas recorrentes nas produções acadêmicas: docência, BNCC e políticas educacionais, que foram utilizados para selecionar os documentos finais que compuseram o corpus empírico desta pesquisa. A tese sustentada é de que os sentidos da docência são construídos nas produções acadêmicas analisadas pelos processos de silenciamento e de naturalização sobre o que se entende por docência. Ao abordar a docência marcada por tendências advindas de políticas educacionais, tais como a BNCC, as produções acadêmicas acabam por reforçar um esmaecimento da docência.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis has as main objective to identify, describe and analyze the meanings of teaching, produced in the context of academic productions on educational policies, carried out in the state of Maranhão and in the southern region of Brazil, in the period between 2016 and 2020. Based on the theoretical fields of Studies in Teaching and Studies in Educational Policies, in articulation with the post-structuralist perspective, a meta-research was developed, research on research, operating with the concepts of teaching and language to analyze a set of academic productions carried out in the state of Maranhão and in the southern region of Brazil, from 2016 to 2020. The main authors who supported the analyzes are: Ball (2002; 2013; 2014); Biesta (2013; 2015); Dal’Igna (2014; 2017; 2023); Dal’Igna; Fabris (2015); Fabris; Dal’Igna (2013; 2017); Foucault (1995; 2003a; 2003b; 2007); Gatti (2001; 2007); Mainardes (2018; 2021); Tello; Mainardes (2015); Meyer (2014); Pimenta (2000; 2005); Roldão (2007); Silveira (2019); Veiga-Neto (2003; 2011; 2015; 2017). By articulating objective, theories and methodology, three recurrent themes in academic productions were mapped: teaching, BNCC and educational policies, which were used to select the final documents that made up the empirical corpus of this research. The sustained thesis is that the meanings of teaching are constructed in academic productions analyzed by the processes of silencing and naturalization about what is meant by teaching. When approaching teaching marked by trends arising from educational policies, such as the BNCC, academic productions end up reinforcing a fading of teaching.;
metadataTrad.dc.subject Docência; Políticas educacionais; BNCC; Metapesquisa; Teaching; Educational policies; Meta-research;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-03-22;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12492;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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