Resumo |
O presente estudo tem por objetivo analisar como a Sicredi Serrana de Carlos Barbosa trabalha o seu modelo comercial na perspectiva do relacionamento por propósito e como este impacta na cooperativa, nos seus colaboradores e em seus associados. Para tanto, a fundamentação teórica abordou a evolução histórica e conceitual do cooperativismo, a gestão por propósito, alguns de seus princípios e virtudes deste modelo de trabalho que traz como seu propósito “fazer o mundo prosperar”, os sentidos de uma gestão por propósito e sua relação com o indivíduo, que tem em seus pilares o autodesenvolvimento e a autonomia. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados a pesquisa demonstra que o modelo de gestão por propósito da Sicredi Serrana, para os envolvidos é um modelo transformador, no jeito de conduzir e de tomar as decisões na cooperativa. Ao mesmo tempo veio ao encontro de alcançar um modelo mais humanizado de trabalho, principalmente para a equipe de colaboradores e levando isso para o seu quadro de associados, o objetivo principal é trazer uma qualidade de vida para todos os envolvidos, não se esquecendo da sustentabilidade da cooperativa quanto a sua dupla natureza, jurídica e de sociedade de pessoas.; |