Autor |
Ribeiro, Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti; |
Orientador |
Bastos, Elizabeth Ramalho Soares; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8285044390414127; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Aplicação de metodologias ativas no ensino técnico: estudo de caso do ensino híbrido para disciplinas técnicas; |
Resumo |
Nos últimos 20 anos, o avanço tecnológico e as novas formas de comunicação transformaram a nossa sociedade. Saímos de uma sociedade industrial para uma sociedade da informação e colaboração. A geração nascida neste período é descrita como nativos digitais, pois desde pequenos utilizam tecnologias digitais com acesso a internet. Neste espaço de tempo, não houve nenhuma transformação nos métodos de aprendizagem nas escolas. Aliás, a forma de ensinar é a mesma do século passado: aulas expositivas (professor transmite o conteúdo e o aluno devolve). A pandemia, causada pelo Coronavírus desde 2020, agravou ainda mais esta situação. Desta forma, urge, a necessidade de aplicar novas metodologias de ensino aliada as tecnologias digitais de informação e comunicação. Neste trabalho foram realizadas experiências utilizando metodologias ativas de aprendizagem na disciplina de Sistemas Digitais no primeiro ano do ensino técnico da escola ETE “FMC”. Os métodos escolhidos nesta experiência foram aqueles que misturam atividades em sala de aula e on-line, conhecidos como híbridos. O objetivo principal foi validar a aplicabilidade destes métodos na disciplina para uma posterior implementação. Além disso, este trabalho apresenta em seus resultados uma comparação entre as metodologias ativas aplicadas e o esquema didático inaciano/faureano e uma certa aderência a Pedagogia Inaciana.; |
Palavras-chave |
Ensino híbrido; Ensino técnico; Metodologia ativas; Pedagogia Inaciana; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12285; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Educação Jesuítica; |