Autor |
Niheues, Fabio Quadros; |
Orientador |
Freitas Junior, José Carlos da Silva; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9070894806445071; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A percepção das lideranças sobre as soft skills na indústria farmacêutica: a relação entre as habilidades sociais e o trabalho de equipes de vendas da indústria farmacêutica no Rio Grande do Sul; |
Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo discutir um tema cada vez mais prevalente e
atual, inserido em nossas vidas tanto em âmbito pessoal quanto principalmente
profissional. São as Soft Skills (habilidades sociais) e sua utilização, particularmente
por líderes de vendas da indústria farmacêutica no Rio Grande do Sul. Em meio a um
cotidiano generoso em possibilidades, virtualmente rico em oportunidades,
caracterizado pela grande onda das tecnologias, ter profissionais que consigam rápida
adaptação e correto tratamento de situações ligadas a este contexto de transformação
e pessoas, é fundamental para o sucesso das organizações. Este ambiente na
indústria farmacêutica, ganha uma dinâmica ainda mais desafiadora em função do
componente base neste negócio chamado inovação, ao qual coloca as empresas em
um universo de competitividade que dificilmente se vê em outros setores, precisando
de constante autoavaliação, principalmente em processos dirigidos a pessoas. É
neste cenário, onde as tecnologias encurtam distancias e aceleram processos,
marcado por muita inovação e competitividade, que vemos a possibilidade e a
necessidade cada vez maior de termos lideranças voltadas para a administração de
pessoas baseada em habilidades comportamentais. Por esta razão, esta pesquisa
tem por objetivo entender como as Soft Skills atuam nos modelos de negócio da
indústria farmacêutica e sua relação com os líderes deste segmento. No intuito de
endereçar a questão-problema, foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem
exploratória e descritiva, por meio do método de estudo de pesquisa de campo com
pesquisa bibliográfica e documental, na indústria farmacêutica, na cidade de Porto
Alegre, Rio Grande do Sul. Durante e após a coleta de dados, efetuada por meio de
entrevistas semiestruturadas, foi feita a análise dos dados, que se ocupou em
responder aos objetivos específicos, identificando a compreensão do tema liderança
e os desafios na gestão das equipes de vendas, as percepções das lideranças sobre
as Soft Skills e o entendimento da visão destes líderes em relação as soft skill
essenciais e a possível contribuição no trabalho junto as suas equipes de vendas.; |
Abstract |
The present study aims to discuss an increasingly prevalent and current theme,
inserted in our lives both personally and mainly professionally. It is the Soft Skills and
their use, particularly by pharmaceutical industry sales leaders in Rio Grande do Sul.
In a generous everyday life in possibilities, virtually rich in opportunities, characterized
by the great wave of technologies, having professionals who achieve rapid adaptation
and correct treatment of situations related to this context of transformation and people,
is fundamental for the success of organizations. This environment in the
pharmaceutical industry gains an even more challenging dynamic due to the base
component in this business called innovation, which puts companies in a universe of
competitiveness that is hardly seen in other sectors, needing constant selfassessment, especially in processes aimed at people. It is in this scenario, where
technologies shorten distances and accelerate processes, marked by a lot of
innovation and competitiveness, that we see the possibility and increasing need to
have leadership focused on people management based on behavioral skills. For this
reason, this research aims to understand how Soft Skills act in the business models of
the pharmaceutical industry and its relationship with the leaders of this segment. In
order to address the problem issue, qualitative research of exploratory and descriptive
approach was carried out, through the method of field research study with bibliographic
and documentary research, in the pharmaceutical industry, in the city of Porto Alegre,
Rio Grande do Sul. During and after data collection, carried out through semistructured interviews, the data were analysed, which was carried out in responding to
the specific objectives, identifying the understanding of the leadership theme and the
challenges in the management of sales teams, the perceptions of leaders about Soft
Skills and understanding the vision of these leaders in relation to the essential soft
skills and the possible contribution to work with their sales teams.; |
Palavras-chave |
Soft skills; Liderança; Indústria farmacêutica; Líder; Leadership; Pharmaceutical industry; Leader; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-10-26; |
Agência de fomento |
Eli Lily do Brasil LTDA; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12185; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |