Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo discutir um tema cada vez mais prevalente e
atual, inserido em nossas vidas tanto em âmbito pessoal quanto principalmente
profissional. São as Soft Skills (habilidades sociais) e sua utilização, particularmente
por líderes de vendas da indústria farmacêutica no Rio Grande do Sul. Em meio a um
cotidiano generoso em possibilidades, virtualmente rico em oportunidades,
caracterizado pela grande onda das tecnologias, ter profissionais que consigam rápida
adaptação e correto tratamento de situações ligadas a este contexto de transformação
e pessoas, é fundamental para o sucesso das organizações. Este ambiente na
indústria farmacêutica, ganha uma dinâmica ainda mais desafiadora em função do
componente base neste negócio chamado inovação, ao qual coloca as empresas em
um universo de competitividade que dificilmente se vê em outros setores, precisando
de constante autoavaliação, principalmente em processos dirigidos a pessoas. É
neste cenário, onde as tecnologias encurtam distancias e aceleram processos,
marcado por muita inovação e competitividade, que vemos a possibilidade e a
necessidade cada vez maior de termos lideranças voltadas para a administração de
pessoas baseada em habilidades comportamentais. Por esta razão, esta pesquisa
tem por objetivo entender como as Soft Skills atuam nos modelos de negócio da
indústria farmacêutica e sua relação com os líderes deste segmento. No intuito de
endereçar a questão-problema, foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem
exploratória e descritiva, por meio do método de estudo de pesquisa de campo com
pesquisa bibliográfica e documental, na indústria farmacêutica, na cidade de Porto
Alegre, Rio Grande do Sul. Durante e após a coleta de dados, efetuada por meio de
entrevistas semiestruturadas, foi feita a análise dos dados, que se ocupou em
responder aos objetivos específicos, identificando a compreensão do tema liderança
e os desafios na gestão das equipes de vendas, as percepções das lideranças sobre
as Soft Skills e o entendimento da visão destes líderes em relação as soft skill
essenciais e a possível contribuição no trabalho junto as suas equipes de vendas.