RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Comunicação visual no design de livros ilustrados: uma abordagem criativa ao conteúdo educacional

Mostrar registro simples

Autor Souza, Tiago Grandi;
Orientador Gomes, James Zortéa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1446087445049592;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Comunicação visual no design de livros ilustrados: uma abordagem criativa ao conteúdo educacional;
Resumo A presença da comunicação visual na modernidade gradativamente se demonstra mais, os avanços tecnológicos e midiáticos colocaram a imagem dentre os meios mais relevantes de comunicação moderna. Ainda assim o ensino no brasil, parece não acompanhar as mudanças, pouco se aprende sobre produção gráfica efetiva nas escolas ou faculdades. O presente trabalho discute como construir um sistema produto-serviço que explore aplicações da comunicação visual em uma abordagem educacional. Será realizada através do método do design estratégico, assim, compreendendo os temas essenciais da pesquisa, pesquisar o contexto de produção correto e buscar soluções diversificadas. Como realização do trabalho será criada uma marca e um livro ilustrado, além de desdobramentos que irão compor um kit sendo o livro será a peça principal do sistema. Para cumprir com os objetivos do trabalho, a marca se comunica com um público alvo de 16 a 20 anos de idade, para que seja possível trabalhar com jovens em um momento de mais demanda dos conhecimentos visuais, e dessa forma apresentar conceitos complexos de forma intuitiva porém sem comprometer a coerência. De acordo com tal necessidade, os produtos buscam estimular o aprendizado da linguagem visual através do método construtivista, para criar uma experiência mais dinâmica e interativa. A pesquisa apresenta seu valor gerando um maior alcance da educação visual crítica para o público descrito, e seu significado acadêmico, através do desdobramento criativo na realização do livro ilustrado em conjunto com a abordagem educacional para um conteúdo que regularmente é abordado em fontes extensas e com maior ênfase no texto.;
Abstract The presence of visual communication in current times is gradually more evident, technological and media advances have placed the image among the most relevant means of modern communication. Even so, the educational system in Brazil does not seem to keep up with the changes, little is learned about effective graphic representation in schools or colleges. This work discusses how to build a product-service system that explores applications of visual communication in an educational approach. The research and projectual phase will be carried out using the strategic design method, thus understanding the essential research themes, researching the correct production context and seeking diversified solutions. In order To develop the objectives, a brand and an illustrated book will be created, in addition to developments that will compose a kit, with the book being the main part of the system. In order to fulfill the work's objectives, the brand will communicate with a target audience of 16 to 20 years of age, so that it is possible to work with young people at a time of greater demand for visual knowledge, and thus present complex concepts in an intuitive way. but without compromising consistency. According to this need, the products seek to encourage the learning of visual language through the constructivist method, to create a more dynamic and interactive experience. The research presents its value generating a greater reach of critical visual education for the described audience, and its academic meaning, through the creative unfolding of the illustrated book together with the educational approach for a content that regularly is addressed in an extensive form and with greater emphasis on the text.;
Palavras-chave Comunicação visual; Design editorial; Livro ilustrado; Conteúdo educacional; Visual communication; Editorial design; Picture book; Educational content;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-16;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12055;
Nivel Graduação;
Curso Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística