Resumo:
Esse trabalho aborda o tema da imagem de país através de uma metanálise que considerou 1328 obras a partir de 1970 até 2021. Considerando a investigação realizada através das principais bases científicas Google Scholar, Taylor & Francis, Emerald Insight, Science Direct e JSTOR, identificamos as relações antecedente e consequentes entre imagem de país e intenção de compra. A metanálise foi conduzida através de uma revisão sistemática de literatura onde foi possível, após refinamentos, alcançar 43 obras como amostra final totalizando 59 efeitos relacionados e 21.013 sujeitos. As relações consequentes envolvendo CI foram são: intenção de compra, qualidade de produto, imagem da marca e lealdade. Como antecedente, foi identificado o etnocentrismo, que não resultou como significante na relação com CI. Encontrou-se efeito significativo na relação entre CI e intenção de compra, sendo moderada pelo grau de internacionalização dos países analisados. Observou-se, também, que a vasta literatura ainda diverge da definição do tema imagem de país, confundindo em muitos estudos com conceitos de efeito de país de origem (COO). Propôs-se o uso da seguinte definição para imagem de país: a imagem de país refere-se às percepções gerais, incluindo as opiniões, crenças e ideias de um país, associadas aos aspectos afetivos e cognitivos que formam estereótipos baseados em estruturas de desenvolvimento político, econômico, tecnológico, social, cultural e ambiental de uma nação. Com esta definição, foi possível contribuir com a literatura, assim como deixar mais claro o entendimento e a diferença entre CI e efeito de país de origem (COO). Visto que COO refere-se exclusivamente a produtos, ou a origem do país do produto. Contudo, percebeu-se outros tantos construtos identificados que não foram relacionados devido à baixa incidência em estudos primários. Do ponto de vista gerencial, o que serve também aos gestores públicos, colaboramos com as abordagens comerciais e perspectivas de divulgação de imagem do país, o que comprovadamente gera maior interesse de compra por parte do consumidor, finalizamos com as sugestões de estudos futuros.