Autor |
Oliveira, Shirlei Cristiane de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5932751234361874; |
Orientador |
Santini, Fernando de Oliveira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5561111957141119; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações; |
Resumo |
Esse trabalho aborda o tema da imagem de país através de uma metanálise que considerou 1328 obras a partir de 1970 até 2021. Considerando a investigação realizada através das principais bases científicas Google Scholar, Taylor & Francis, Emerald Insight, Science Direct e JSTOR, identificamos as relações antecedente e consequentes entre imagem de país e intenção de compra. A metanálise foi conduzida através de uma revisão sistemática de literatura onde foi possível, após refinamentos, alcançar 43 obras como amostra final totalizando 59 efeitos relacionados e 21.013 sujeitos. As relações consequentes envolvendo CI foram são: intenção de compra, qualidade de produto, imagem da marca e lealdade. Como antecedente, foi identificado o etnocentrismo, que não resultou como significante na relação com CI. Encontrou-se efeito significativo na relação entre CI e intenção de compra, sendo moderada pelo grau de internacionalização dos países analisados. Observou-se, também, que a vasta literatura ainda diverge da definição do tema imagem de país, confundindo em muitos estudos com conceitos de efeito de país de origem (COO). Propôs-se o uso da seguinte definição para imagem de país: a imagem de país refere-se às percepções gerais, incluindo as opiniões, crenças e ideias de um país, associadas aos aspectos afetivos e cognitivos que formam estereótipos baseados em estruturas de desenvolvimento político, econômico, tecnológico, social, cultural e ambiental de uma nação. Com esta definição, foi possível contribuir com a literatura, assim como deixar mais claro o entendimento e a diferença entre CI e efeito de país de origem (COO). Visto que COO refere-se exclusivamente a produtos, ou a origem do país do produto. Contudo, percebeu-se outros tantos construtos identificados que não foram relacionados devido à baixa incidência em estudos primários. Do ponto de vista gerencial, o que serve também aos gestores públicos, colaboramos com as abordagens comerciais e perspectivas de divulgação de imagem do país, o que comprovadamente gera maior interesse de compra por parte do consumidor, finalizamos com as sugestões de estudos futuros.; |
Abstract |
This work addresses the issue of country image through a meta-analysis that considered 1328 works from 1970 to 2021. Considering the research carried out through the main scientific bases Google Scholar, Taylor & Francis, Emerald Insight, Science Direct and JSTOR, we identified the relationships antecedent and consequent between country image and purchase intention. The meta-analysis was conducted through a systematic literature review where it was possible, after refinements, to reach 43 works as a final sample, totaling 59 related effects and 21,013 subjects. The consequent relationships involving CI were: purchase intention, product quality, brand image and loyalty. As an antecedent, ethnocentrism was identified, which did not result as significant in the relationship with IC. A significant effect was found in the relationship between CI and purchase intention, being moderated by the degree of internationalization of the countries analyzed. It was also observed that the vast literature still diverges from the definition of the country image theme, confusing in many studies with concepts of country of origin effect (COO). The following definition was proposed for country image: country image refers to general perceptions, including opinions, beliefs and ideas of a country, associated with affective and cognitive aspects that form stereotypes based on political development structures, economic, technological, social, cultural and environmental of a nation. With this definition, it was possible to contribute to the literature, as well as to clarify the understanding and difference between CI and country of origin effect (COO). Since COO refers exclusively to products, or the origin of the country of the product. However, there were many other identified constructs that were not related due to the low incidence in primary studies. From a managerial point of view, which also serves public managers, we collaborate with commercial approaches and perspectives for disseminating the country's image, which has proven to generate greater consumer interest in buying, and we conclude with suggestions for future studies.; |
Palavras-chave |
Metanálise; Imagem de país; Intenção de compra; Moderadores; Meta-analysis; Country image; Buy intention; Moderators; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-06-15; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11823; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |