RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Experimentos de física usando o Arduino: um projeto de pesquisa científica de alunos de ensino médio

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Murilo Machado da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klein, Cândida Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8599192488692770;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Experimentos de física usando o Arduino: um projeto de pesquisa científica de alunos de ensino médio;
metadataTrad.dc.description.resumo Desde os primórdios o ser humano desenvolveu um senso de curiosidade inato, que o leva a aprender e desenvolver novas soluções, desvendando assim os mistérios da natureza. Porém, esse senso de curiosidade está extrínseca e intrinsecamente ligado ao indivíduo, ou seja, vem das suas necessidades pessoais e das influências do meio. Embasado nas propostas pedagógicas motivacionais de John Dewey e com apoio nas teorias cognitivistas de Lev Vygotsky, este trabalho propõe o desenvolvimento de experimentos para o ensino de Física guiados pelo professor, mas baseados nas motivações dos próprios alunos. A partir de uma proposta, apresentada pelo professor, para o desenvolvimento de experimentos utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, os alunos definiram um tema de Física sobre o qual planejaram e construíram um experimento. O trabalho, de caráter interdisciplinar, foi realizado com um grupo de alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, de Pareci Novo – RS, sob a forma de projeto de pesquisa científica, modalidade desenvolvida anualmente na escola. Desta forma, os alunos, no papel de orientandos, desenvolveram o trabalho teórico e prático, e o professor, como orientador, acompanhou a trajetória, auxiliando e sanando as dúvidas. Ao final do processo, o experimento desenvolvido foi disponibilizado para a escola, a fim de ser utilizado como recurso didático em aulas de Física da mesma, acompanhado de um roteiro prático e de um vídeo instrucional. Verificou-se que, a partir do interesse pessoal dos alunos, temas de Física podem ser desenvolvidos sob a forma de projeto de pesquisa científica, dando outro aspecto ao estudo desta disciplina. Assim, o aluno é conduzido para uma realidade palpável, fundamentada em um embasamento teórico, desenvolvendo sua criatividade, dentre outras competências muitas vezes desconhecidas pelo próprio sujeito, além de motivá-lo a pensar a construção do mundo e das coisas. Os resultados colhidos exemplificam essa construção do conhecimento e mostram a importância dada pelos alunos a este processo, principalmente, ao modelo de educação prática. Desta forma, o presente projeto, associado a uma prática experimental, refletiu no desempenho dos alunos e em sua maior motivação ao atuar nesta modalidade de trabalho.;
metadataTrad.dc.subject Motivação; Interdisciplinaridade; Ensino de Física; Arduino;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-11-30;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11747;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Física;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas