Resumo |
Desde os primórdios o ser humano desenvolveu um senso de curiosidade inato,
que o leva a aprender e desenvolver novas soluções, desvendando assim os mistérios
da natureza. Porém, esse senso de curiosidade está extrínseca e intrinsecamente
ligado ao indivíduo, ou seja, vem das suas necessidades pessoais e das influências
do meio. Embasado nas propostas pedagógicas motivacionais de John Dewey e com
apoio nas teorias cognitivistas de Lev Vygotsky, este trabalho propõe o
desenvolvimento de experimentos para o ensino de Física guiados pelo professor,
mas baseados nas motivações dos próprios alunos. A partir de uma proposta,
apresentada pelo professor, para o desenvolvimento de experimentos utilizando a
plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, os alunos definiram um tema de Física
sobre o qual planejaram e construíram um experimento. O trabalho, de caráter
interdisciplinar, foi realizado com um grupo de alunos do ensino médio da Escola
Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, de Pareci Novo – RS, sob a forma
de projeto de pesquisa científica, modalidade desenvolvida anualmente na escola.
Desta forma, os alunos, no papel de orientandos, desenvolveram o trabalho teórico e
prático, e o professor, como orientador, acompanhou a trajetória, auxiliando e sanando
as dúvidas. Ao final do processo, o experimento desenvolvido foi disponibilizado para
a escola, a fim de ser utilizado como recurso didático em aulas de Física da mesma,
acompanhado de um roteiro prático e de um vídeo instrucional. Verificou-se que, a
partir do interesse pessoal dos alunos, temas de Física podem ser desenvolvidos sob
a forma de projeto de pesquisa científica, dando outro aspecto ao estudo desta
disciplina. Assim, o aluno é conduzido para uma realidade palpável, fundamentada
em um embasamento teórico, desenvolvendo sua criatividade, dentre outras
competências muitas vezes desconhecidas pelo próprio sujeito, além de motivá-lo a
pensar a construção do mundo e das coisas. Os resultados colhidos exemplificam
essa construção do conhecimento e mostram a importância dada pelos alunos a este
processo, principalmente, ao modelo de educação prática. Desta forma, o presente
projeto, associado a uma prática experimental, refletiu no desempenho dos alunos e
em sua maior motivação ao atuar nesta modalidade de trabalho.; |