Resumo |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a comparação do
desempenho e eficácia da aplicação de duas metodologias distintas de ensino de
Física, cujas unidades de ensino tratam do tema hidrostática, e possuem foco na
aprendizagem do aluno. Embasando-se nas teorias Ausubeliana e Vygotskyana, os
planos de ensino de cada unidade são diferentes em sua metodologia. Enquanto
uma metodologia contempla aulas expositivas dialogadas, utilizando o experimento
como desfecho para compreensão, fixação e revisão de conceitos, a outra
apresenta-o no início de cada aula, e constrói o conhecimento dos alunos a partir
das observações, discussões e análises feitas. A comparação metodológica,
baseada no desempenho dos alunos em provas, além da análise da evolução do
mapa conceitual do conhecimento de cada turma, construído a partir de respostas
coletadas mediante a aplicação de um questionário, cria a possibilidade de
verificação da existência de uma metodologia mais eficaz. Os resultados desta
pesquisa mostram que ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens,
atingindo um desempenho muito semelhante nas avaliações propostas. Além disso,
mostram que as vantagens de cada método, se bem utilizadas em situações
específicas, podem potencializar a aprendizagem significativa do aluno, de acordo
com o objetivo da aula; |