RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Comparativo entre duas metodologias de ensino envolvendo experimentação para aulas de física do ensino médio

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Michel, Alessandro Rafael;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klein, Cândida Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8599192488692770;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Comparativo entre duas metodologias de ensino envolvendo experimentação para aulas de física do ensino médio;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho apresenta um estudo sobre a comparação do desempenho e eficácia da aplicação de duas metodologias distintas de ensino de Física, cujas unidades de ensino tratam do tema hidrostática, e possuem foco na aprendizagem do aluno. Embasando-se nas teorias Ausubeliana e Vygotskyana, os planos de ensino de cada unidade são diferentes em sua metodologia. Enquanto uma metodologia contempla aulas expositivas dialogadas, utilizando o experimento como desfecho para compreensão, fixação e revisão de conceitos, a outra apresenta-o no início de cada aula, e constrói o conhecimento dos alunos a partir das observações, discussões e análises feitas. A comparação metodológica, baseada no desempenho dos alunos em provas, além da análise da evolução do mapa conceitual do conhecimento de cada turma, construído a partir de respostas coletadas mediante a aplicação de um questionário, cria a possibilidade de verificação da existência de uma metodologia mais eficaz. Os resultados desta pesquisa mostram que ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, atingindo um desempenho muito semelhante nas avaliações propostas. Além disso, mostram que as vantagens de cada método, se bem utilizadas em situações específicas, podem potencializar a aprendizagem significativa do aluno, de acordo com o objetivo da aula;
metadataTrad.dc.subject Aprendizagem Significativa; Mapa Conceitual; Ensino Aprendizagem;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-06-27;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11741;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Física;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas