Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Michel, Alessandro Rafael; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Klein, Cândida Cristina; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8599192488692770; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | Comparativo entre duas metodologias de ensino envolvendo experimentação para aulas de física do ensino médio; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um estudo sobre a comparação do desempenho e eficácia da aplicação de duas metodologias distintas de ensino de Física, cujas unidades de ensino tratam do tema hidrostática, e possuem foco na aprendizagem do aluno. Embasando-se nas teorias Ausubeliana e Vygotskyana, os planos de ensino de cada unidade são diferentes em sua metodologia. Enquanto uma metodologia contempla aulas expositivas dialogadas, utilizando o experimento como desfecho para compreensão, fixação e revisão de conceitos, a outra apresenta-o no início de cada aula, e constrói o conhecimento dos alunos a partir das observações, discussões e análises feitas. A comparação metodológica, baseada no desempenho dos alunos em provas, além da análise da evolução do mapa conceitual do conhecimento de cada turma, construído a partir de respostas coletadas mediante a aplicação de um questionário, cria a possibilidade de verificação da existência de uma metodologia mais eficaz. Os resultados desta pesquisa mostram que ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, atingindo um desempenho muito semelhante nas avaliações propostas. Além disso, mostram que as vantagens de cada método, se bem utilizadas em situações específicas, podem potencializar a aprendizagem significativa do aluno, de acordo com o objetivo da aula; |
metadataTrad.dc.subject | Aprendizagem Significativa; Mapa Conceitual; Ensino Aprendizagem; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2019-06-27; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11741; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Graduação; |
metadataTrad.dc.curso | Física; |