Resumo |
A prática do ensino de Física é um desafio constante tanto para professores quanto para
alunos. O ensino tradicional é um dos fatores contribuintes dessa realidade, focando apenas na
memorização e resolução matemática de forma mecânica, sem a preocupação de análise,
discussão e compreensão dos fenômenos e conceitos físicos aplicados a elas. O presente
trabalho propõe a discussão e análise dos conceitos de óptica aplicados à fotografia,
considerando o possível conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, para que a
aprendizagem seja significativa. Para esta abordagem foi realizada uma oficina na disciplina
Fotografia, integrante da grade curricular do curso de Tecnologia em Fotografia, nesta
universidade. Foram aplicados dois questionários, sendo um no início e outro ao final da
oficina. Durante a realização da mesma, foram analisados elementos específicos de óptica,
presentes nas duas áreas, tais como: luz, visão, lentes convergentes, lentes divergentes e
objetivas, e também, desenvolvidas práticas com materiais dos laboratórios de Física e de
Fotografia. Os resultados obtidos indicaram que os alunos elevaram o nível de compreensão
sobre os conceitos básicos de óptica aplicados na fotografia.; |