Autor |
Selau, Bruna Scaratti; |
Orientador |
Horn, Bibiana Silveira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9731415105643926; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Sistema produto - serviço como estratégia para o varejo de moda; |
Resumo |
O presente trabalho volta-se para um comparativo acerca dos processos
metodológicos utilizados no design estratégico e na moda e parte da seguinte
questão de pesquisa: como seria possível utilizar o sistema produto-serviço1 como
estratégia no varejo de moda? Para responder a essa questão, a monografia
pretende, como objetivo geral, desenvolver uma proposta de processo para o varejo
de moda utilizando sistema produto como estratégia e, como objetivos específicos:
a) entender o contexto do varejo de moda; b) analisar os fundamentos
metodológicos do design de moda; c) conhecer os fundamentos metodológicos do
design estratégico; d) identificar e analisar uma marca de varejo de moda para a
aplicação do processo desenvolvido nessa pesquisa; e) compreender o universo do
público que se relaciona com a marca; f) aplicar o processo desenvolvido na marca
escolhida, apresentando como resultado um sistema produto-serviço de moda; g)
realizar a validação do processo e do resultado final junto à empresa em questão.
No que se refere à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de natureza
aplicada, exploratória de abordagem qualitativa. O método de abordagem é indutivo.
Quanto aos procedimentos, trata-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As
técnicas de coleta de dados utilizadas foram: análise bibliográfica, entrevistas e
grupo focal, este último para validação da proposta de processo. A partir das
informações obtidas foi possível compreender os processos metodológicos utilizados
no design estratégico e na moda, assim como as necessidades dos profissionais do
varejo, para propor um processo de desenvolvimento de sistema produto-serviço
para o varejo de moda e desenvolver esse sistema produto-serviço com base no
processo proposto e, ainda, validar com uma empresa do varejo.; |
Abstract |
The present study intends to do a comparison on the methodological processes used
in strategic design and fashion and arises from the following research question: is it
is possible to use the product-service system as a strategy in fashion retail? To
answer this question, this research monograph intends, as a general objective, to
develop a proposition for a fashion retail process using product system as strategy,
and, as for the specific objectives, to: a) understand the fashion retail context; b)
analyze the methodological fundaments of fashion design; c) comprehend the
methodological fundaments of strategic design; d) identify and analyze a fashion
retail brand for an application of the process developed in this research; e)
understand the universe of the public that interacts with the brand; f) apply the
developed process to the chosen brand, presenting a product-service fashion system
as a result; g) validate the process and final result with the chosen company. As for
the methodology used, this is a research of applied, exploratory nature, and of a
quantitative approach. The approach method is inductive. As for the procedures, it is
a bibliographic research and a case study. The techniques used for the data
collection were bibliographic research, interviews, and focus group, which was used
to validate the proposal for the process. Through the gathered information, it was
possible to comprehend the methodological processes used in strategic design and
fashion, as well as the necessities of fashion retail professionals, and, as a result,
propose a development process for a product-service system for fashion retail and
develop this product-service system based on the proposed process, and,
additionally, validate it with a retail company.; |
Palavras-chave |
Desenvolvimento de coleção; Sistema produto-serviço; Processos metodológicos; Varejo de moda; Collection development; Product-service system; Methodological processes; Fashion retail; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-06-30; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11584; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Moda; |