Autor |
Tôrres, Marcela de Bettio; |
Orientador |
Freire, Karine de Mello; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9308426042161899; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Moda, arte e sustentabilidade: processos éticos através do design de superfície; |
Resumo |
O presente trabalho aborda questões pertinentes em relação ao atual contexto
contemporâneo, considerando os impactos gerados pela indústria da moda, e
apontando para as dimensões da sustentabilidade. Identificam-se as matérias-primas
e os processos ecologicamente corretos e mais justos socialmente que possam ser
aplicados na moda, identificando também fornecedores locais que contribuem com
este trabalho. Este projeto propõe, por meio do design de superfície, a retomada de
processos manuais de estamparia. Verifica-se um caráter artístico nesses processos,
tornando possível uma relação entre moda, arte e sustentabilidade. Apresenta-se,
além das matérias-primas e fornecedores locais envolvidos neste projeto, mas
registra-se todos os processos realizados até a concepção final do trabalho. Além
disso, por meio da metodologia do design estratégico, propõe-se um novo modelo de
negócio que abrange todas as questões abordadas ao longo da pesquisa,
identificando o público-alvo, valores da marca e estratégias de comunicação, lançando
uma nova marca e apresentando uma coleção de moda-arte.; |
Abstract |
This final paper addresses pertinent issues in relation to the current
contemporary context, considering the impacts generated by the fashion industry, and
pointing to the dimensions of sustainability. Identifying the most environmentally
friendly socially fair raw materials and processes that can be applied in fashion, as well
as identifying local suppliers who contribute to this work. This project proposes,
through surface design, the resumption of manual stamping processes, and an artistic
character is verified, making possible a relation between fashion, art and sustainability.
In addition to the local raw materials and suppliers involved in this project, it is
presented all the processes performed up to the final project conception. Finally,
through the strategic design methodology, it's proposed a new business model that
covers all the issues addressed throughout the research, identifying the target
audience, brand values and communication strategies, launching a new brand and
presenting a fashion-art collection.; |
Palavras-chave |
Moda; Design de superfície; Sustentabilidade; Arte; Fashion; Surface design; Sustainability; Art; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-12-04; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11572; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Moda; |