Autor |
Rodrigues, Roberto Andrei Bastos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9932939071811105; |
Orientador |
Wegner, Douglas; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1623033647698028; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A influência da colaboração interorganizacional para a estratégia e crescimento digital de pequenas e médias empresas; |
Resumo |
A presente pesquisa visa compreender a influência das fontes de ganhos relacionais para o nível de maturidade digital (MD) das pequenas e médias empresas (PMEs). O método de pesquisa escolhido foi o quantitativo, por meio de coleta de dados via questionário do tipo survey, por meio de coleta de dados via questionário, obtendo a amostra de 200 PMEs do Estado do Rio Grande do Sul. As hipóteses foram testadas através de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), regressão hierárquica e teste t. Os resultados indicam que os ativos específicos do relacionamento interorganizacional, rotinas de compartilhamento de conhecimento e recursos/capacidades complementares são fontes de ganhos relacionais que contribuem para que as PMEs atinjam níveis superiores de maturidade digital. Foi constatado também, que a governança efetiva do relacionamento interorganizacional restringe níveis maiores de maturidade digital das PMEs. A turbulência tecnológica, como moderadora da relação entre as fontes de ganhos relacionais e o nível de MD das PMEs provou-se atuante de forma positiva somente na relação entre as rotinas de compartilhamento de conhecimento e nível de MD das PMEs. E, por fim, as PMEs com altos níveis de MD tiveram desempenho superior às de baixa MD na comparação entre os anos de 2021 e 2020 quanto na variação entre 2020 e 2019. Esta dissertação contribui para reduzir o gap teórico sinalizados em estudos anteriores, de que não havia estudos que abordassem a influência da colaboração interorganizacional para o nível de maturidade digital das PMEs, já que é um tema pouco explorado na literatura e uma oportunidade de explorar a transformação digital nas PMEs, principalmente sob olhar da colaboração. Como contribuição prática, os resultados desta pesquisa são consideráveis, dado o momento turbulento causado pelo COVID-19. Este estudo mostra que as PMEs podem fazer uso de relacionamentos interorganizacionais para avançarem na sua transformação digital, visto que PMEs com níveis de maturidade digital maior alcançaram performance superior às de baixa maturidade digital.; |
Abstract |
The present research aims to understand the influence of the sources of relational gains for the digital maturity level (DM) of small and medium-sized enterprises (SMEs). The research method chosen was the quantitative one, through data collection via survey questionnaire, obtaining a sample of 200 SMEs in the State of Rio Grande do Sul. The hypotheses were tested through Structural Equation Modeling (SEM), hierarchical regression and t-test. The results suggest that the specific assets of the interorganizational relationship, knowledge sharing routines and complementary resources/capabilities are sources of relational gains that contribute for SMEs to reach higher levels of digital maturity. It was alsofound that the effective governance of the interorganizational relationship restricts higher levels of digital maturity of SMEs. The technological turbulence, as a moderator of the relationship between the sources of relational gains and the level of DM of SMEs proved to have a positive effect only in the relationship between the routines of knowledge sharing and the level of DM of SMEs. Finally, SMEs with high DM levels had superior performance than those with low DM in the comparison between 2021 and 2020 and in the variation between 2020 and 2019. This dissertation contributes to reduce the theoretical gap signalized in previous studies, that there were no studies that addressed the influence of interorganizational collaboration for the level of digital maturity of SMEs, since it is an under-explored theme in the literature and an opportunity to investigate the digital transformation in SMEs, mainly under the collaboration perspective. As a practical contribution, the results of this research are considerable, given the turbulent moment caused by COVID-19. This study shows that SMEs can make use of interorganizational relationships to progress in their digital transformation, as SMEs with higher digital maturity levels achieved superior performance to those with low digital maturity.; |
Palavras-chave |
Fontes de ganhos relacionais; Maturidade digital; Transformação digital; Pequena e média empresa; Turbulência tecnológica; Sources of relational gains; Digital maturity; Digital transformation; Small and medium enterprises; Technological turbulence; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-05-02; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11433; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |