Autor |
Almeida, Bruna Mattos de; |
Orientador |
Nepomuceno, Edith Salete Prando; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7543577970593478; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A publicidade oculta utilizada como estratégia de venda pelos denominados digital influencers nas redes sociais e a falta de regulamentação específica no Código de Defesa do Consumidor; |
Resumo |
A evolução tecnológica advinda da 4ª revolução industrial proporcionou grandes avanços na internet, oportunizando maior conectividade, celeridade e potencialidade para o mundo contemporâneo. Logo, as mudanças que mais se destacaram na sociedade, por tornarem tudo mais próximo e facilitado, foram a questão da conectividade entre as pessoas, a democratização do acesso à comunicação e a informação. Esse novo mundo virtual e mais conectado possibilitou o surgimento de uma figura muito poderosa denominada como influenciador digital. São pessoas que exercem enorme poder de voz e influência dentro das redes sociais, uma vez que atuam de forma simples e descontraída ao exporem seus cotidianos e suas opiniões para seus milhares de seguidores. Diante disso, empresas e marcas investiram nesses influenciadores para exercerem publicidade nessas redes. Todavia, muitas dessas atividades publicitárias estão sendo realizadas de forma oculta, ou seja, não restando claro e identificado ao consumidor que se trata de uma promoção. Além disso, essa estratégia de publicidade oculta realizada pelos digital influencers não tem regulamentação específica no CDC, valendo-se apenas de interpretações. A única entidade que busca inibir tais atividades é o CONAR, porém atua apenas com caráter ético, sem poder coercitivo. Nesse sentido, o presente trabalho tem por finalidade analisar se essa carência de regulamentação própria facilita a publicidade oculta pelo influenciador, de modo a manipular na decisão do consumo. O método de abordagem deste estudo é o exploratório e descritivo e foi desenvolvido mediante fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Examina, também, a história da internet até a perspectiva de rede social, destacando o papel do influenciador e seu poder de comunicação, sobretudo no comportamento do consumidor quando da decisão de compra, salientando, por fim, os casos de publicidade oculta pelos influenciadores e a inefetividade desse controle. Isso leva à conclusão de que digital influencers manipulam o consumidor na decisão de compra, sobretudo quando tal opinião transparece como um conselho amigo e não propriamente identificada como uma atividade publicitária, dado que a atual falta de legislação específica e a atuação do CONAR torna-se insuficiente para regular tal questão, que cada vez mais impera e que, acima de tudo, afeta diretamente o consumidor; |
Abstract |
The resulting technological evolution from the 4th industrial revolution has
provided great advances in the internet, with better connectivity, speed and potential
for the contemporary world. Therefore, the changes that most stood out in society, for
making everything closer and easier, was the connectivity between people, the access
democratization to communication and information. This new and more connected
virtual world, made the emergence of a very powerful figure called the digital influencer.
They are people who has enormous power of voice and influence on social networks,
once they act in a simple and relaxed way when they are exposing their daily routines
and opinions to thousands of followers. Therefore, companies and brands invested in
these influencers to carry out advertising on these networks. However, many of these
advertising activities are being published in a hidden way, that means, it is not clear
identified to the consumer that it is a paid promotion. In addition, this hidden advertising
strategy carried out by digital influencers has no specific regulation at the CDC, it has
only valid interpretations. The one entity that seeks to inhibit such activities is CONAR,
but it acts only with an ethical character, with no coercive power. So, the present work
aims to analyze whether this lack of proper regulation make things easier to the
influencer do those hidden advertising, in order to manipulate the consumption
decision. The approach method of this study is exploratory and descriptive and was
written using secondary sources, including bibliographic review. It also examines the
history of the internet from the perspective of the social network, highlighting the role
of the influencer and his power of communication, especially in consumer behavior
when making the purchase decision, finally showing the cases of hidden advertising
by influencers and the ineffectiveness of this control. This leads to the conclusion that
digital influencers manipulate the consumer on purchase decision, especially when
such an opinion appears as a friendly advice and not properly identified as an
advertising activity, given that the current lack of specific legislation and the insufficient
performance of CONAR to regulate such an issue which is increasingly prevalent and
which, above everything, directly affects the consumer; |
Palavras-chave |
Publicidade oculta; Influenciadores digitais; Redes sociais; Direito do consumidor; Hidden advertising; Digital influencers; Social networks; Consumer Law; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-11-16; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11065; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Direito; |