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Experiência e colaboração: a emergência de uma nova cultura case Airbnb

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Autor Moyano, Paola Aliatti;
Orientador Rosa, Ana Paula da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Experiência e colaboração: a emergência de uma nova cultura case Airbnb;
Resumo Este trabalho tem como intuito investigar a cultura da experiência presente na economia da colaboração, a partir do estudo de caso do sitede aluguéis de acomodações e venda de experiências Airbnb. A problemática deste estudo propõe entender como os usuários de plataformas colaborativas, como o Airbnb, consomem experiências e que cultura é esta que está surgindo nestes contextos que deseja acumular vivências ao invés de adquirir bens materiais. Primeiramente, para compreender tais aspectos,foram utilizadas referências que embasaram e ampararam um debate sobre o consumismo, consumo cultural, cultura da participação e da experiência. Posteriormente, para a realização da pesquisa, fez-se a utilização de três metodologias de coleta de dados: duas relacionadas ao público consumidor,com a finalidade de identificar seu perfil e hábitos de consumo e um estudo de caso sobre a plataforma para avaliar sua imagem como marca e as interações que nela são realizadas. Identificou-se o surgimento de novas prioridades por partedo público consumidor, como: maior aproveitamento de tempo, aprimoramento das relações, livre acesso a bens, construção de memórias, consumo de experiências, busca de conhecimento e valorização do convívio em comunidade. Partiu-se desta constatação para compreender estas mudanças de pensamento em nossa sociedade e quais os atravessamentos no âmbito comunicacional. A comunicação, como base de todas as relações, possui a tarefa de assimilar e fortalecer os vínculos humanos, contribuindo com um consumo mais consciente e sustentável. A presente pesquisa visa gerar a reflexão sobre nossa atuação como consumidores, mas também como agentes propulsores das mudanças que gostaríamos de implementar no nosso convívio social.;
Abstract This researchintends to investigate the culture ofexperience existent in the economy of collaboration, fromthe case study of the website of accommodation rentals and experiences sales Airbnb. The problem of this study proposes to understand how users of collaborative platforms, such as Airbnb, consume experiences and what culture is emerging in these contexts that seeksto accumulate experiences rather than purchase material goods. Firstly, to understand suchaspects, references were used tobase and support a debateabout consumerism, cultural consumption, culture of participation and experience. Subsequently,for the accomplishment ofthe research, three methodologies of data collection were used:two methods related to the consumer public with the purpose of identifying their profile and consumption habits and onecase studyabout the platform to evaluate it’simage as a brand and the interactions that take placein it. The emergence of new priorities by the consumer public was identified, such as: greater time use,improved relationships,free access to goods, construction of memories, consumption of experiences, search for knowledge and appreciation of community living. Itstarted from this observation to understand these changes of thought in our society and what the crossings in the communicational scope. Communication, as the basis of all relationships, holdsthe task of assimilating and strengthening human bonds, contributing to a more conscious and sustainable consumption. The present research aims to generate thereflection about our performance not only as consumers, but also as agents of the changes that we would like to implement in our social life.;
Palavras-chave Experiências; Cultura da participação; Colaboração; Consumismo; Consumo consciente; Experiences; Culture of participation; Collaboration; Consumerism; Conscious Consumption;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-07-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10968;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


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