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7 princípios do cooperativismo: uma proposta de medição da percepção dos associados

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Autor Lutz, Sérgio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1005565580972106;
Orientador Antunes Júnior, José Antônio Valle;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
Co-orientador Mendina, Heitor José Cademartori;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/1359818735738798;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título 7 princípios do cooperativismo: uma proposta de medição da percepção dos associados;
Resumo O cooperativismo busca transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Para atingir seu objetivo, se fundamenta em valores e princípios. Nesse contexto, o ponto de partida deste trabalho foi uma reflexão a respeito do real conhecimento que os associados têm em relação aos princípios universais do cooperativismo. O objetivo foi criar um artefato que torne possível medir a percepção dos associados quanto a aplicação dos 7 princípios do cooperativismo. Com esse intuito foi proposto e desenvolvido um artefato em forma de questionário, utilizando o método do Design Science Research. O questionário foi construído tendo a participação de especialistas na área do cooperativismo, foi testado através de pré-testes e, posteriormente, aplicado junto a associados. Participaram da pesquisa cinco ramos de cooperativas: Crédito, Saúde, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e Agropecuário. No total 442 associados de cooperativas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo responderam ao questionário. A pesquisa foi aplicada através de uma survey eletrônica enviada por email e Whatsapp aos respondentes. Após a coleta de dados o questionário foi testado através do software SPSS Statistics sendo que a validação dos construtos foi realizada através da Análise Fatorial e a medição da confiabilidade pelo indicador Alpha de Cronbach. Após a testagem, 3 variáveis foram excluídas e 25 respondentes foram considerados outliers, sendo excluídos. O formato final do questionário envolveu 46 questões que permitem tratar a contento dos 7 princípios do cooperativismo. Como resultados portanto, pode-se verificar a eficácia do questionário. Além das variáveis externas como idade, sexo, entre outras, foram coletadas as percepções dos associados quanto a aplicação dos princípios na sua cooperativa utilizando uma escala Lickert de 8 pontos (0 – discordo totalmente a 7 – concordo totalmente). A título de ilustração do potencial de utilização do questionário, através desses dados, foi possível comparar as médias dos princípios entre si distribuídos de acordo com os ramos que participaram da pesquisa e fazer relacionamento com possível tomadas de decisão baseada nos resultados. Também foi possível calcular o índice de satisfação dos associados em relação à cooperativa através da utilização da técnica do Net Promoter Score. Para essa coleta foi utilizada uma escala Lickert de 11 pontos (0 a 10).;
Abstract Cooperativism seeks to transform the world into a fairer, more balanced place with better opportunities for all. In order to achieve its objective, it relies on values and principles. In this context, the starting point for this work was a reflection on the real knowledge that members have about the universal principles of Cooperativism. The objective was to create a tool that would make it enable assessing the perception of members regarding the application of the 7 principles of Cooperativism. A questionnaire was proposed and developed to achieve this goal using the Design Science Research method. The questionnaire was built with the participation of specialists in the Cooperatives field; it was tested through pre-tests and, subsequently, applied to members. Five branches of cooperatives participated in the research: Credit, Health, Transport, Labor, Production of Goods and Services and Agriculture. A total of 442 cooperative members from the states of Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná and São Paulo answered the questionnaire. The survey was made available through email and Whatsapp messages sent to respondents. After data collection the questionnaire was tested using the SPSS Statistics software, and the validation of the constructs was performed through Factor Analysis and the measurement of reliability by Cronbach's Alpha indicator. After testing the results, 3 variables were excluded, and 25 respondents’ answers were removed as they were considered outliers. The final format of the questionnaire involved 46 questions that made it possible to deal satisfactorily with the 7 principles of Cooperativism. As a result, one can verify the effectiveness of the questionnaire. In addition to external variables such as age and gender, among others, the perceptions of members regarding the application of the principles in their cooperative were collected using a Lickert scale of 8 points (from 0 - I totally disagree to 7 - I totally agree). As an illustration of the potential use of the questionnaire, the data allowed comparing the averages of the principles among themselves distributed according to the branches that participated in the research and to relate to possible decision-making process based on the results. It was also possible to calculate the level of satisfaction of members about the cooperative through the use of the Net Promoter Score technique. For this collection, an 11-point Lickert scale (0 to 10) was used.;
Palavras-chave Cooperativismo; Educação cooperativa; Princípios do cooperativismo; Percepção do associado de cooperativa; Índice de satisfação do associado de cooperativa; Cooperative education; Cooperative; Cooperative principles; Perception of the cooperative member; Cooperative member satisfaction index;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9968;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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