Resumo:
Esta tese propõe um framework para incentivar a intercooperação entre cooperativas agroalimentares atuando em rede horizontal. Este framework foi desenvolvido a partir do modelo analítico de pesquisa originado da revisão da literatura, conforme a metodologia “Soft Systems Methodology”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em estudo de casos múltiplos, realizado em três redes na região sul. Esta pesquisa tem por pressuposto que a intercooperação é uma estratégia de criação de vantagem competitiva para que cooperativas possam sobreviver e crescer em seus mercados de atuação. O estudo constatou que há fatores que influenciam a intercooperação e que concorrem para obtenção de resultados positivos ou negativos, dependendo de como são gerenciados. O impacto gerado pelos fatores identificados emergiu da coleta de dados de múltiplas fontes de evidências: análise de documentos, entrevistas com gestores das redes e observação neutra do pesquisador. Os resultados da pesquisa mostraram que os fatores impulsionadores da intercooperação foram: presença de marca forte para comercialização dos produtos, aprendizado organizacional, geração de economia de escala, redução de custos, tomada de decisão colegiada, utilização de mecanismos formais de governança, co-participação societária, gestão profissionalizada, criação de unidades de negócios independentes, cultura organizacional de qualidade e sustentabilidade, atendimento de requisitos setoriais, alto nível de exigência das cooperativas em relação aos cooperados, competitividade dos cooperados, poder moderador da central/rede, comercialização centralizada e internacionalização das cooperativas. Os fatores restritivos destacados foram: parcerias equivocadas, impossibilidade de abrir o capital, ausência de mecanismos formais de prestação de contas conjuntas, concorrência entre cooperativas, culturas organizacionais diferentes, jogos de poder, resistência à mudança, falta de visão de mercado, resistência à inovação e ausência de projetos de internacionalização. O framework mostra que governança/gestão da rede é o principal fator impulsionador da intercooperação. A partir da governança/gestão se forma a imagem de reputação/comportamento das cooperativas envolvidas e da própria rede. A reputação/comportamento impacta na governança/gestão, pois esta relação causal é relevante para a formação de alianças baseadas em responsabilidades e benefícios recíprocos. Esta relação entre governança/gestão e reputação/comportamento influencia na elaboração de estratégias de cooperação que, se realizadas de forma bem-sucedida, reforçam a imagem gerada pela reputação/comportamento da rede em seu ambiente de atuação. As estratégias de cooperação visam promover a evolução/desenvolvimento da cooperação e, quando for o caso, a internacionalização das cooperativas. Os resultados da evolução/desempenho da cooperação e da internacionalização podem promover vantagens competitivas visando assegurar a sobrevivência e o crescimento das cooperativas e da própria rede. As principais contribuições da tese, além do framework proposto, são: a identificação dos fatores de funcionamento de cooperativas agroalimentares que podem ser impulsionadores ou restritivos para a intercooperação, práticas de gestão para incentivar a mesma (intercooperação), a análise da relação entre o número de cooperativas e o tipo de estrutura mais indicado para a configuração da rede e a correlação do framework proposto com a Curva da Riqueza, com vistas a sugerir inovações nas cooperativas e nas redes. Como principal sugestão futura de estudo foi indicada validação estatística do framework proposto.