RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Otimização do processo de gestão do conhecimento e dos processos comunicacionais de times do varejo

Mostrar registro simples

Autor Ponte, Isabel Natália Vivas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8064540731567785;
Orientador Freitas Junior, José Carlos da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Otimização do processo de gestão do conhecimento e dos processos comunicacionais de times do varejo;
Resumo Este estudo tem como objetivo apresentar uma alternativa para otimizar os fluxos comunicacionais e de gestão do conhecimento em equipes de organizações do setor do varejo. Da mesma forma, também pretende perceber a influência e a importância desses processos para o desenvolvimento da inovação nas empresas. Para possibilitar a chegada aos resultados, utilizou-se o método de Design Science Research, o que culminou na criação de um artefato para um maior aproveitamento das interações comunicacionais e consequente melhoria na aquisição e compartilhamento de conhecimento dentro dos times. Seguindo os passos do método escolhido, a solução criada ainda passou por uma etapa de avaliação que permitiu analisar o seu comportamento e sua utilidade, bem como perceber seus problemas dentro do seu contexto de aplicação. Por fim, concluiu-se que o artefato proposto é de extrema importância para os negócios, uma vez que este, com seus resultados, consegue impactar diretamente na produtividade das equipes e, do mesmo modo, impulsionar o processo inovativo dentro das organizações.;
Abstract This study aims to present an alternative to optimizing the communication and knowledge management flows in teams from organizations of the retail sector. Likewise, it also intends to comprehend the influence and the importance of these processes for the development of innovation in businesses. In order to get to the results, the Design Science Research method was used, which culminated in the creation of an artifact for better use of communicational interactions and a consequent improvement in the acquisition and sharing of knowledge within the teams. By following the steps of the chosen method, the created solution also went through an evaluation stage that allowed a full analysis of its behavior and its usefulness, as well as the perception of some possible problems that it might have within its application context. Finally, it was concluded that the proposed artifact is of extreme importance for organizations, once that, with its results, it can directly impact the team productivity and, equally, boost the innovative process within companies.;
Palavras-chave Comunicação; Gestão do conhecimento; Inovação; Artefato; Organização; Communication; Knowledge management; Innovation; Artifact; Organizations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9964;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística