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Ambiente institucional e intercooperação em cooperativas de crédito brasileiras: um estudo de caso na Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS

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Autor Oliveira, Vinícius de;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Co-orientador Mendina, Heitor José Cademartori;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/1359818735738798;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Ambiente institucional e intercooperação em cooperativas de crédito brasileiras: um estudo de caso na Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS;
Resumo O presente estudo trata sobre a intercooperação em cooperativas de crédito e o ambiente institucional brasileiro. Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a intercooperação pode auxiliar as cooperativas de crédito a lidar com o ambiente institucional brasileiro, no caso da Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS. Em termos metodológicos foi realizado estudo de caso único, por meio de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva através da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Entre os sujeitos entrevistados estão 2 gerentes, 3 diretores, o vice-presidente e um presidente da cooperativa Sicredi União Metropolitana RS. Para o tratamento dos dados adotou-se a análise de conteúdo com auxílio do software Nvivo. A partir da revisão da literatura, construiu-se o roteiro de entrevistas e definiu-se as 13 categorias apriori, das quais emergiram as categorias finais. Entre os principais achados empíricos identificados nesta pesquisa estão as características positivas da intercooperação. Aponta-se que o aprendizado organizacional permitiu a troca de informações e experiências entre as cooperativas de crédito. Destaca-se também que o fato das cooperativas pertencerem a um sistema ocasionou um ganho de potencial, escala e aumento de negócios. Identificou-se que outra vantagem das cooperativas pertencerem a um sistema é a centralização de atendimento de demandas legais, uma vez que todo esse processo fica centralizado junto ao sistema. A pesquisa apontou que a troca de experiências entre as cooperativas promove a utilização de melhores práticas nos processos, onde os erros e acertos geram lições aprendidas que permitem uma atuação mais eficaz, através da prática da intercooperação. Salienta-se nos resultados vantagens da intercooperação, entre elas uma maior segurança no atendimento das demandas legais do ambiente institucional brasileiro, através de procedimentos padronizados e equipe de especialistas. A pesquisa evidenciou que a intercooperação auxilia a cooperativa pertencente a um sistema a ser competitiva, provendo uma marca e mídia fortes e ganho de escala em produtos e serviços. Por outro lado, a pesquisa identificou algumas dificuldades que as cooperativas podem ter por não estarem incorporadas dentro de um sistema e, consequentemente, não exercerem a prática da intercooperação. Entre as desvantagens estão uma maior dificuldade no início das atividades, pouca capacidade para grandes investimentos, como também uma complexidade para a entrada no mercado de grandes centros. Deste modo, as contribuições destacadas nesta pesquisa abrangeram a análise da forma como a intercooperação pode auxiliar as cooperativas de crédito para lidar com o ambiente institucional brasileiro. Sendo assim, foram identificados os motivadores para a intercooperação, descrevendo as características do ambiente institucional brasileiro, bem como a identificação das variáveis institucionais que impulsionam ou são restritivas à intercooperação, propondo um modelo para intercooperação em cooperativas de crédito.;
Abstract This study deals with the intercooperation in credit unions and the Brazilian institutional environment. This work aims to analyze how intercooperation can help credit unions to deal with the Brazilian institutional environment, in the case of Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS. In methodological terms, a single case study was carried out through exploratory and descriptive qualitative research through the application of semi-structured interviews. Among the interviewed subjects are 2 managers, 3 directors, the vice president and a president of the Sicredi União Metropolitana RS cooperative. For data treatment, content analysis was adopted with the aid of the Nvivo software. From the literature review, the interview script was constructed and the 13 a priori categories were defined, from which the final categories emerged. Among the main empirical findings identified in this research are the positive characteristics of intercooperation. It is pointed out that organizational learning allowed the exchange of information and experiences between credit unions. It is also noteworthy that the fact that the cooperatives belong to a system caused a gain in potential, scale and business growth. It was identified that another advantage of the cooperatives belonging to a system is the centralization of meeting legal demands, since this whole process is centralized with the system. The research pointed out that the exchange of experiences between the cooperatives promotes the use of best practices in the processes, where the mistakes and successes generate lessons learned that allow a more effective performance, through the practice of intercooperation. The results highlight the advantages of intercooperation, including greater security in meeting the legal demands of the Brazilian institutional environment, through standardized procedures and a team of specialists. The research showed that intercooperation helps the cooperative belonging to a system to be competitive, providing a strong brand and media and gaining scale in products and services. On the other hand, the research identified some difficulties that cooperatives may have because they are not incorporated into a system and, consequently, do not exercise the practice of intercooperation. Among the disadvantages are a greater difficulty in starting activities, little capacity for large investments, as well as a complexity for the entry of large centers into the market. Thus, the contributions highlighted in this research covered the analysis of how intercooperation can help credit unions to deal with the Brazilian institutional environment. Thus, the motivators for intercooperation were identified, describing the characteristics of the Brazilian institutional environment, as well as the identification of institutional variables that drive or are restrictive to intercooperation, proposing a model for intercooperation in credit unions.;
Palavras-chave Cooperativismos; Cooperativa de crédito; Intercooperação; Teoria institucional; Ambiente institucional; Cooperatives; Credit cooperative; Intercooperation; Institutional theory; Institutional environment;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9882;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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