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Governança da inovação e a criação de valor as melhores práticas para maximizar a competitividade das empresas brasileiras

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Autor Andrade, Paulo Roberto Schiavon de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3145890143813277;
Orientador Zani, João Luiz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8003703917923778;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Governança da inovação e a criação de valor as melhores práticas para maximizar a competitividade das empresas brasileiras;
Resumo A literatura acadêmica vem destacando de forma crescente a correlação positiva entre a governança corporativa com o fomento da inovação, alavancando a criação de valor e, consequentemente, a maior competitividade das organizações. Por outro lado, ainda há uma carência de estudos sobre o funcionamento da governança da inovação, tanto do ponto de vista teórico quanto empírico. Paralelamente, o Brasil tem apresentado fortes contrastes quanto a produção da inovação: de um lado, há um conjunto de empresas inovadoras e com longo histórico de destacada competitividade a nível nacional e internacional, enquanto a grande maioria das organizações nacionais não fomenta a inovação. Assim, por meio de uma seleção de oito empresas sediadas no Brasil, reconhecidamente competitivas e inovadoras, foram realizadas vinte e uma entrevistas semiestruturadas – com vinte e quatro executivos – e uma ampla pesquisa documental, as quais permitiram identificar e compreender os padrões comuns em políticas e procedimentos funcionais de governança da inovação dessas organizações. O resultado demonstra que, distintamente dos modelos teóricos de governança tradicionais que tratam de explicar a eficiência das empresas a partir de ações disciplinares ou baseadas no conhecimento, a governança da inovação promove a criação de valor por meio da atuação em três frentes de gestão: dos relacionamentos corporativos; do desenvolvimento das habilidades organizacionais; e de um portfolio de iniciativas de inovação. A otimização da ação conjunta dessas atividades possibilita a potencialização da inovação e da competitividade nas organizações. Desse modo, foi possível sugerir conceitos teóricos para a formação de um modelo específico de governança da inovação, bem como propor oito práticas que possam servir de guia para as empresas brasileiras alavancarem a inovação e maximizarem a competitividade a longo prazo.;
Abstract Academic literature has increasingly highlighted the positive correlation between corporate governance and fostering innovation, consequently leveraging value creation and organizational competitiveness. On the other hand, there is still a lack of studies about the functioning of innovation governance, both theoretically and empirically. At the same time, Brazil has shown strong contrasts in terms of the production of innovation. On the one hand, there is a group of innovative companies with a long history of outstanding competitiveness at a national and international level. In contrast, most national organizations do not encourage innovation. Thus, through a selection of eight companies headquartered in Brazil, recognized as competitive and innovative, twenty-one semi-structured interviews were carried out - with twenty-four executives - and extensive documentary research, which allowed to identify and understand common patterns in policies and functional innovation governance procedures for these organizations. The result demonstrates that, unlike traditional theoretical governance models that try to explain the efficiency of companies through disciplinary or knowledge-based actions, innovation governance promotes the creation of value by acting on three management fronts: corporate relationships; the development of organizational skills; and a portfolio of innovation initiatives. The optimization of the joint action of these activities enables the potentization of innovation and competitiveness in organizations. Therefore, it was possible to suggest theoretical concepts for shaping a specific model of governance of innovation and propose eight practices that can serve as a guide for Brazilian companies to leverage innovation and maximize their long-term competitiveness.;
Palavras-chave Governança da inovação; Criação de valor; Competitividade; Empresas brasileiras; Governance of innovation; Value creation; Competitiveness; Brazilian companies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9876;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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