Resumo:
Apesar do crescente interesse no tema da inserção da mulher no campo de estudo sobre negócios internacionais, há muitas lacunas teóricas e de gestão que precisam ser melhor exploradas. Esse é o caso do intraempreendedorismo (IE) e, também, desse fenômeno em mercados emergentes. A presente dissertação teve por objetivo analisar o papel do intraempreendedorismo feminino no processo de internacionalização de empresas. Para isso, foram identificadas cinco gestoras brasileiras que atuam a frente da área internacional das empresas onde trabalham. Optou-se por indústrias com forte atividade internacional. A partir de entrevistas em profundidade, buscou-se compreender a trajetória de carreira das cinco entrevistadas e possíveis eventos ou fatores que estivessem associados com IE e a internacionalização de empresas. Foram identificados que a orientação internacional e para empreendedorismo, além do uso de redes e liderança como elementos associados às participantes e abordados na literatura. Um elemento que emergiu dos resultados foi a grande capacidade de persistência das entrevistadas. As principais barreiras identificadas, mesmo que fossem bem geridas pelas participantes, foram o ambiente masculino nos negócios internacionais e a conciliação com a família.