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Modelo de negócio orientado à sustentabilidade: diretrizes para vinícolas que produzem produtos orgânicos

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Autor Cardoso, Jeferson Jonas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2102173113089376;
Orientador Borchardt, Miriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Modelo de negócio orientado à sustentabilidade: diretrizes para vinícolas que produzem produtos orgânicos;
Resumo Diante da evolução da degradação do meio ambiente e da formação desigual e heterogênea da sociedade global, pautas relacionadas ao desenvolvimento sustentável têm recebido destaque em discussões acadêmicas e corporativas. Sendo assim, a demanda de atender as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades reforçou a urgência de mudanças na forma de como empresas fazem negócios. Portanto, o valor criado e entregue por uma empresa não deve apenas ser interessante para o cliente, mas deve também ser benéfico para o meio ambiente e para a sociedade. E neste cenário, a produção de vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos se mostrou um meio para a geração de valor econômico, ambiental e social, uma vez que a agricultura orgânica busca promover a saúde por meio da produção sem impactos ambientais. Diante disto, este trabalho tem por objetivo propor um conjunto de diretrizes para o incremento da sustentabilidade no modelo de negócio de vinícolas que produzem orgânicos. Para isto, foi utilizado o estudo de caso múltiplo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Foi elaborado um framework teórico para explicitar os elementos centrais de um modelo de negócio orientado à sustentabilidade e foi explorado empiricamente o modelo de negócio de 8 vinícolas que produzem bebidas à base de uva orgânica. Os principais resultados da pesquisa apontaram que a maioria das vinícolas que produzem orgânicos ainda percebe a sustentabilidade como um conceito voltado somente ao aspecto ambiental, assim negligenciando o fator social. Este posicionamento promove práticas que buscam mitigar os impactos ambientais nas propriedades enquanto iniciativas para gerar valor social não são percebidas. Desta forma, para colaborar com esta necessidade, foi elaborado um conjunto de diretrizes que buscam orientar o incremento da sustentabilidade nestes modelos de negócio.;
Abstract Given the evolution of environmental degradation and the uneven and heterogeneous formation of global society, agendas related to sustainable development have been highlighted in academic and corporate discussions. Thus, the demand to meet the needs of the current generation without compromising the ability of future generations to meet their own needs has reinforced the urgency of changes in the way companies do business. Therefore, the value created and delivered by a company must not only be of interest to the customer, but also be beneficial to the environment and society. And in this scenario, the production of organic, natural, and biodynamic wines has proven to be a way of generating economic, environmental, and social value, since organic agriculture seeks to promote health through production without environmental impacts. In this view, this work aims to propose a set of guidelines that guide the increase of sustainability in the business model of organic wineries. For this purpose, a multiple case study was used, of exploratory character and qualitative approach. A theoretical framework was developed to explain the core elements of a sustainable business model, and the business model of 8 wineries producing organic grape-based beverages was empirically explored. The main results of the research pointed out that most organic wineries still perceive sustainability as a concept focused only on the environmental aspect, thus neglecting the social. This orientation promotes practices that seek to mitigate environmental impacts on the properties while initiatives to generate social value are not perceived. And in order to collaborate with this need, a set of guidelines was developed that seek to guide the increase of sustainability in these business models.;
Palavras-chave Modelo de negócio orientado à sustentabilidade; Sustentabilidade; Modelo de negócio; Vinícolas; Sustainable business model; Sustainability; Business model; Wineries;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-19;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9845;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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