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Riscos psicossociais no trabalho de agentes socioeducadores no Rio Grande do Sul

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Autor Tessaro, Luiz Gustavo Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0583075044418690;
Orientador Monteiro, Janine Kieling;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Riscos psicossociais no trabalho de agentes socioeducadores no Rio Grande do Sul;
Resumo O objetivo desta pesquisa foi levantar fatores de risco psicossocial, incluindo a violência relacionada ao trabalho, e danos à saúde de agentes socioeducadores atuantes no Rio Grande do Sul. Utilizou-se abordagem quantitativa, descritiva e correlacional. Os instrumentos usados foram um questionário sociodemográfico e laboral, o Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) e o Questionário de Atos Negativos (QAN). Participaram 53 agentes socioeducadores. Nos resultados destaca-se que: 45,3% dos sujeitos apresentaram alto risco na divisão de tarefas (ritmos, prazos, condições na execução de tarefas) e 84,9%, alto risco na divisão social (comunicação, avaliação e participação no trabalho). Dos participantes, 49,1% apresentou risco médio para esgotamento mental e, 52,8%, risco médio para danos físicos. Predominou o estilo de gestão gerencialista (rigidez disciplinar, centralização e burocracia). O assédio moral foi a principal forma de violência encontrada (62,3%), seguida da privação de direitos relacionados ao trabalho (45,2%), da atenção sexual indesejada (18,9%) e da violência física (9,4%). Todas variáveis do PROART apresentaram correlações significativas com o assédio moral. Concluiu-se que rigidez na organização do trabalho, estilo de gestão gerencialista e assédio moral foram os principais fatores de risco psicossociais encontrados, demandando intervenções que visem à diminuição dos danos à saúde.;
Abstract The aim of this research was to explore psychosocial risk factors, including work-related violence, and health damage of the juvenile correctional officers working in Rio Grande do Sul (RS). A quantitative, descriptive and correlational approach was used. The instruments used were a sociodemographic and labor questionnaire, the Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) and the Negative Acts Questionnaire (NAQ). These instruments were answered by 53 juvenile correctional officers. The results shows that 45.3% of the subjects presented a high risk in the “division of tasks” (rhythms, deadlines and tasks execution conditions) and 84.9%, high risk in the “social division factor” (communication, evaluation and participation in work). About 50% presented a mean risk for “mental exhaustion” and approximately 52%, mean risk for “physical damage”. It was pointed out a moderate presence of managerialist (a manegement style of rigid disciplinary characteristics, centralizing and bureaucratic). Mobbing was the main form of violence, with 62.3% of workers being victimized, 32.1% were other forms of violence, and 5.7% did not suffer violence related to work. In relation to other forms of violence, 45.2% of workers reported having been victims of work-related deprivation. Still, 18.9% were the target of undesired sexual attention and 9.4% of physical violence. It was concluded that the dysfunctionalities in work organization, the predominance of managerialism and mobbing are the main psychosocial risk factors found, demanding interventions that aim at reducing the health damage.;
Palavras-chave Riscos psicossociais; Violência no trabalho; Trabalho; Agente socioeducador; Psychosocial risks; Violence at work; Work; Juvenile correctional officers;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9801;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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