Autor |
Fragoso, Cristiano Flores; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7739934486509228; |
Orientador |
Scaletsky, Celso Carnos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6525779922201302; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Experimentação e aprendizagem: perspectivas da cultura de design sobre o erro capazes de auxiliar as organizações em seus processos de inovação; |
Resumo |
Os erros são situações corriqueiras que fazem parte das nossas vidas. Erros podem ser uma oportunidade para quem busca novas soluções, tendo como objetivo gerar inovação. Mas também reconhecemos que os erros carregam consigo um estigma, que muitas vezes nos fazem olhar para os mesmos de maneira superficial, buscando encontrar culpados ao invés de lições. Inovação e erro caminham juntos. Neste ponto, encontramos um verdadeiro dilema para as organizações: por um lado, elas buscam inovar em seus processos como forma de gerar melhores resultados em mercados cada vez mais complexos e competitivos, por outro evitam as falhas, considerando-as improdutivas e negativas para seus objetivos. O Design, com seu viés criativo que lida frequentemente com contextos de incerteza, trata os erros, frequentemente, como algo positivo e útil, uma ferramenta de trabalho. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar perspectivas da Cultura de Design sobre o erro capazes de auxiliar as organizações em seus processos de inovação. Investigamos a respeito do erro e seus significados para a Cultura de Design observando três visões: da teoria, de designers experientes e de gestores de organizações que visam à inovação. Primeiro, realizamos uma revisão sistemática da bibliografia no campo do Design para compreender como o conceito de erro é definido e abordado por diversos autores. Em seguida, entrevistamos projetistas para entender como estes profissionais convivem com os erros no dia a dia do mercado de trabalho, através de Entrevistas em Profundidade. A partir da análise e síntese dos achados de pesquisa destas primeiras duas etapas, definimos oito perspectivas sobre o erro propostas pela Cultura de Design: conexão, consequência, dificuldade, motivação, oportunidade, paradoxo, sinal e surpresa recorrente. Elas foram apresentadas para líderes empresariais buscando analisar a percepção destes profissionais sobre as oito faces do erro. Acreditamos que a sistematização proposta por nossa pesquisa apresenta potencial para a criação e o fortalecimento de uma cultura de inovação nas empresas guiadas pelo Design.; |
Abstract |
Mistakes are ordinary situations which are part of our lives. It is well known that failures can be an opportunity for those who search for new solutions with the aim of generating innovation; but it is also recognized that mistakes carry stigmas with them. On many occasions, this situation generates a superficial view on mistakes in which the observer looks for the guilty person and does not take advantage of the opportunity for learning new lessons. Innovation and failures walk side by side. In this point, it is possible to find a real dilemma for companies: on the one hand, they try to innovate in their processes with the aim of generating better results in more and more complex and competitive markets; on the other hand, organizations avoid failings, considering them as something unproductive and negative for reaching their goals. Design, with its creative characteristics which frequently works within contexts of uncertainty, theoretically deals with failings as something positive and useful, such as a work tool. Therefore, the general goal of this research consists of identifying perspectives of the Design Culture about failures capable of helping companies in their innovation processes. Failures and their significance for the Design Culture have been investigated within three perspectives of observation: theory, designers and corporate managers. Firstly, a systematic bibliographical review about design was made with the aim of understanding how the concept of failings is defined and presented by many authors. Subsequently, experienced designers were consulted, through in-depth interviews, with the aim of showing how these professionals deal with failings in their labour market routines. From the analysis and the synthesis of the results of these first two stages of the survey, eight perspectives proposed by the Design Culture about failures were defined: connection, consequence, difficulty, motivation, opportunity, paradox, signal and recurring surprise. Within a short explanation, all of them were presented to corporate managers. Therefore, the conclusion of this research has been that the systematization proposed shows the potential for deepening the vision about failures in corporations and dealing with them in a lighter manner, providing the creation and the strength of an innovation culture in companies.; |
Palavras-chave |
Cultura de design; Erro; Processos de inovação; Organizações; Design culture; Failure; Innovation processes; Companies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-03-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9783; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |