Resumo:
Os erros são situações corriqueiras que fazem parte das nossas vidas. Erros podem ser uma oportunidade para quem busca novas soluções, tendo como objetivo gerar inovação. Mas também reconhecemos que os erros carregam consigo um estigma, que muitas vezes nos fazem olhar para os mesmos de maneira superficial, buscando encontrar culpados ao invés de lições. Inovação e erro caminham juntos. Neste ponto, encontramos um verdadeiro dilema para as organizações: por um lado, elas buscam inovar em seus processos como forma de gerar melhores resultados em mercados cada vez mais complexos e competitivos, por outro evitam as falhas, considerando-as improdutivas e negativas para seus objetivos. O Design, com seu viés criativo que lida frequentemente com contextos de incerteza, trata os erros, frequentemente, como algo positivo e útil, uma ferramenta de trabalho. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar perspectivas da Cultura de Design sobre o erro capazes de auxiliar as organizações em seus processos de inovação. Investigamos a respeito do erro e seus significados para a Cultura de Design observando três visões: da teoria, de designers experientes e de gestores de organizações que visam à inovação. Primeiro, realizamos uma revisão sistemática da bibliografia no campo do Design para compreender como o conceito de erro é definido e abordado por diversos autores. Em seguida, entrevistamos projetistas para entender como estes profissionais convivem com os erros no dia a dia do mercado de trabalho, através de Entrevistas em Profundidade. A partir da análise e síntese dos achados de pesquisa destas primeiras duas etapas, definimos oito perspectivas sobre o erro propostas pela Cultura de Design: conexão, consequência, dificuldade, motivação, oportunidade, paradoxo, sinal e surpresa recorrente. Elas foram apresentadas para líderes empresariais buscando analisar a percepção destes profissionais sobre as oito faces do erro. Acreditamos que a sistematização proposta por nossa pesquisa apresenta potencial para a criação e o fortalecimento de uma cultura de inovação nas empresas guiadas pelo Design.