Autor |
Barros, Flavia Xavier; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5657468035876552; |
Orientador |
Montaño La Cruz, Sonia Estela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9654736235562553; |
Co-orientador |
Rosa, Ana Paula da; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/2166615059295438; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Persona-lização: personas e experiências tecno-imaginativas contemporâneas; |
Resumo |
As experiências que vivemos por meio de nossos smartphones nos apontam para novas formas de estar no mundo, relações perpassadas pela técnica, pelas imagens e permeadas pelas subjetividades. A cada acesso aos aplicativos instalados nos nossos aparelhos agimos como usuários, interagindo com sistemas, aceitando lógicas e participando ativamente dos processos que tornam todas as experiências naqueles ambientes possíveis. Fazemos um cadastro, configuramos dados e permissões e, assim, nos colocamos nas relações. Agimos nas plataformas com gestos, deixamos rastros, permitindo cálculos que nos conduzem e incentivam a experienciar ambientes pautados pelas lógicas do mercado. Vivemos em meio aos produtos desenvolvidos por designers, ambientes planejados e pensados para estarem em contato conosco, os usuários, em movimentos de retroalimentação e aprendizado digital. Ante este cenário, esta tese observa as imagens que resultam na tela do smartphone a fim de compreender como os processos tecno-imaginativos, possibilitados pelas lógicas digitais, atuam no sentido de dar a ver imagens de persona-lização. Chamamos de persona-lização o fenômeno tecnocultural imagético que dá a ver personas e nosso propósito é analisar a persona-lização em sua processualidade no intuito de des-cobrir os aspectos que a possibilitam e potencializam como fenômeno imagético digital contemporâneo. Enquanto aproveitamos os aplicativos para realizar nossas tarefas e expor nossas subjetividades por meio de performances, somos postos em contato com imagens e tais imagens são exclusivas, efêmeras, fluidas e complexas. Observar estas imagens superficiais nos levou ao reconhecimento do método intuitivo em um movimento de apreender o objeto em si mesmo, na essência daquilo que nele dura. Por meio da cartografia percorremos as imagens de forma atenta, reconhecendo pistas e indícios para então, através do paradigma indiciário, podermos des-cobrir, inferir e imaginar sobre os processos tema deste estudo. Para contemplar a complexidade do olhar proposto versamos por vários conceitos, sintetizados aqui pelos termos imagem, software, algoritmos, smartphone, interface, persona, design e usuário. Os temas expostos aqui condensam no decorrer da tese as perspectivas teóricas para observar e compreender o fenômeno da persona-lização em sua complexidade e abrangência para, então, apreendê-lo nas especificidades deste estudo.; |
Abstract |
The experiences that we live using our smartphones point to new ways of relating with the world, relationships mediated by technique, by images, and permeated by subjectivity. In each access to the Apps installed in our phones we act as users, interacting with systems, accepting logics, and actively participating in the processes that make possible all experiences in these environments. By registering and configurating our data and permissions, we make ourselves available to a large array of connections. We act with gestures in the media platforms, leaving traces, allowing calculations which, in turn, conduce and motivate us to experience environments ruled by market logic. We live surrounded by products developed by designers, environments designed to keep us, the users, involved in a process of feedback and digital learning. Confronted with this scenario, this thesis observes the resulting images in our smartphones with the objective of understanding how the techno-imaginative processes, enabled by digital logic, act in the sense of allowing to see images of persona-lization. Here we use the term persona-lization for the imagetic techno-cultural phenomenon that allows to see personas. Our objective is to analyze the process of persona-lization to dis-cover aspects that both allow and potentialize such contemporaneous imagetic digital phenomenon. While we use the phone Apps to carry out our daily tasks and expose our subjectivity through performances, we are exposed to images that are exclusive, ephemeral, fluid, and complex. The observation of these superficial images leads us to the recognition of the intuitive method in a process to grasp the object in itself, in the essence of what it encapsulates. Using cartography we go through the images attentively, recognizing clues and remnants that then, through the evidential paradigm, we are able to dis-cover, infer and imagine the processes covered in this study. To contemplate the complexities of this perspective, we have several concepts here synthesized by the terms image, software, algorithm, smartphone, interface, persona, design, and user. The themes explored here condense these theoretical perspectives throughout the thesis to observe and comprehend the persona-lization phenomenon in all its complexity and extent, to finally apprehend it in the specificities of this study.; |
Palavras-chave |
Personalização; Imagem; Persona; Smartphone; Experiência; Personalization; Image; Experience; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2021-03-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9779; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |