Resumo:
As experiências que vivemos por meio de nossos smartphones nos apontam para novas formas de estar no mundo, relações perpassadas pela técnica, pelas imagens e permeadas pelas subjetividades. A cada acesso aos aplicativos instalados nos nossos aparelhos agimos como usuários, interagindo com sistemas, aceitando lógicas e participando ativamente dos processos que tornam todas as experiências naqueles ambientes possíveis. Fazemos um cadastro, configuramos dados e permissões e, assim, nos colocamos nas relações. Agimos nas plataformas com gestos, deixamos rastros, permitindo cálculos que nos conduzem e incentivam a experienciar ambientes pautados pelas lógicas do mercado. Vivemos em meio aos produtos desenvolvidos por designers, ambientes planejados e pensados para estarem em contato conosco, os usuários, em movimentos de retroalimentação e aprendizado digital. Ante este cenário, esta tese observa as imagens que resultam na tela do smartphone a fim de compreender como os processos tecno-imaginativos, possibilitados pelas lógicas digitais, atuam no sentido de dar a ver imagens de persona-lização. Chamamos de persona-lização o fenômeno tecnocultural imagético que dá a ver personas e nosso propósito é analisar a persona-lização em sua processualidade no intuito de des-cobrir os aspectos que a possibilitam e potencializam como fenômeno imagético digital contemporâneo. Enquanto aproveitamos os aplicativos para realizar nossas tarefas e expor nossas subjetividades por meio de performances, somos postos em contato com imagens e tais imagens são exclusivas, efêmeras, fluidas e complexas. Observar estas imagens superficiais nos levou ao reconhecimento do método intuitivo em um movimento de apreender o objeto em si mesmo, na essência daquilo que nele dura. Por meio da cartografia percorremos as imagens de forma atenta, reconhecendo pistas e indícios para então, através do paradigma indiciário, podermos des-cobrir, inferir e imaginar sobre os processos tema deste estudo. Para contemplar a complexidade do olhar proposto versamos por vários conceitos, sintetizados aqui pelos termos imagem, software, algoritmos, smartphone, interface, persona, design e usuário. Os temas expostos aqui condensam no decorrer da tese as perspectivas teóricas para observar e compreender o fenômeno da persona-lização em sua complexidade e abrangência para, então, apreendê-lo nas especificidades deste estudo.