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Imagens de compartilhamento do consumo na metrópole comunicacional

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metadataTrad.dc.contributor.author Padilha, David Camilo Mendes;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4674814291289832;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fischer, Gustavo Daudt;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Imagens de compartilhamento do consumo na metrópole comunicacional;
metadataTrad.dc.description.resumo As diferentes plataformas de economia compartilhada apropriam-se das imagens associadas ao compartilhamento na era da internet, com seus sentidos de mobilidade, rede, conectividade, entre outros, para promover novos modelos de negócio que capitalizam o acesso dos indivíduos à informação. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de demonstrar como identificar os sentidos produzidos a partir de práticas mercadológicas nas redes digitais no âmbito da globalização do consumo, por meio das imagens publicitárias de compartilhamento que circulam na metrópole comunicacional, utilizando para análise as campanhas Bike Sampa (vinculado ao Banco Itaú), Blablacar e Armário Compartilhado. Partimos do questionamento: quais os sentidos os sentidos produzidos pelas imagens publicitárias de compartilhamento que circulam na metrópole comunicacional? Entendemos que, na era da globalização, as plataformas de economia compartilhada se beneficiam da linguagem aliada ao compartilhamento, desmaterializando as relações de posse e os limites entre o pessoal e o comercial, o público e o privado. Desse modo, este trabalho desenvolveu-se metodologicamente por meio da cartografia e o tensionamento da tecnocultura, relacionado aos aspectos como a) a circulação das imagens no ambiente digital; e b) a reconfiguração dos sentidos sob a perspectiva do compartilhamento. Nosso entendimento a respeito de tecnocultura influenciou a forma de observar a relação das imagens de compartilhamento com as novas mídias, em uma perspectiva voltada para a história e a memória. A lógica de desmaterialização dos bens físicos, ainda que timidamente, está representada nos serviços de compartilhamento analisados nas campanhas propostas em nosso corpus. Há, portanto, um reforço da ideia da nova ordem capitalista de comprar e possuir como ações do passado. Na era da economia compartilhada, as experiências de vida são mercantilizadas como formas de participação e acesso, transfigurados em estilo de vida, que são mediados pela nossa tecnocultura, criando o que propomos como tecnogestos do compartilhamento.;
metadataTrad.dc.description.abstract The different platforms of the shared economy take ownership of the images associated with sharing in the internet age, with their senses of mobility, network, connectivity, among others, to promote new business models that capitalize individuals' access to information. Thus, this work aims to demonstrate how to identify the meanings produced from marketing practices in digital networks in the context of globalization of consumption, through advertising images of sharing that circulate in the communicational metropolis, using Bike Sampa campaigns for analysis (linked to Banco Itaú), Blablacar and Shared Closet. We started from the question: what are the meanings produced by advertising images of sharing that circulate in the communicational metropolis? We understand that, in the age of globalization, shared economy platforms benefit from language coupled with sharing, dematerializing ownership relations and the limits between personal and commercial, and public and private. Therefore, this research was methodologically developed through cartography and the tensioning of technoculture, related to aspects such as a) the circulation of images in the digital environment; and b) the reconfiguration of senses from the perspective of sharing. Our understanding of technoculture influenced the way of observing the relationship of sharing images with new media, in a perspective focused on history and memory. The logic of dematerialization of physical goods, although timidly represented in the sharing services analyzed in the campaigns proposed in our corpus. There is, therefore, a reinforcement of the idea of ​​the new capitalist order to buy and own as actions of the past. In the era of shared economy, life experiences are commodified as forms of participation and access, transfigured into lifestyles, which are mediated by our technoculture, creating what we propose as sharing technogests.;
metadataTrad.dc.subject Mídias; Processos audiovisuais; Tecnocultura; Imagens de compartilhamento; Media; Audiovisual processes; Technoculture; Sharing images;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-04-16;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9753;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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