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Cartografia de projetos de aprendizagem: uma proposta de abordagem projetual convivial do design estratégico

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Autor Terres, Márcia Beck;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9009906575440170;
Orientador Freire, Karine de Mello;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Cartografia de projetos de aprendizagem: uma proposta de abordagem projetual convivial do design estratégico;
Resumo A reflexão acerca da educação e seus propósitos é uma questão recorrente, emergente e de central importância se considerarmos o cenário evolutivamente complexificado em que vivemos. (MORIN, 2012). A partir dessa premissa, a discussão da pesquisa incorpora o questionamento da função social, cultural e política da educação pelo prisma da convivialidade (ILLICH, 1976; FISTETTI, 2017; MANZINI, 2017), através da abordagem do design estratégico. (MANZINI, 2017). Posiciona a educação em uma perspectiva ecossistêmica (MATURANA; VARELA, 1995; MORIN, 2012; 2015), em que a convivialidade torna-se vetor para uma descontinuidade sistêmica de mecanismos alienantes de aprendizagem e na transição para o desenvolvimento da transformação social e cultural de uma sociedade. De acordo com Illich (1976), a convivialidade prevê que as prioridades acerca do desenvolvimento da sociedade sejam redefinidas, concedendo abertura para relações colaborativas que sejam passíveis de uma análise comunitária crítica e política em relação à produtividade e seus meios. Essa abertura é condizente com uma aprendizagem emancipatória, que agencie e articule organicamente habilidades individuais e coletivas favorecendo não só a democratização da educação, bem como condições para uma cultura da aprendizagem. (MORIN, 2015). Para tanto, a análise das relações teóricas da convivialidade vinculadas ao processo de design para a reflexão na educação, propõe elementos integradores em consonância com uma nova cultura do design estratégico. (MANZINI, 2017). Nesse fluxo, a tese apresenta a proposta da cartografia de projetos de aprendizagem como ferramenta convivial para orientar o planejamento de processos de aprendizagem no contexto escolar. A cartografia de projetos de aprendizagem é uma abordagem projetual de design estratégico, compreendida como uma tecnologia social na perspectiva da ferramenta convivial. A proposta de uma aprendizagem ressignificada pela convivialidade busca contribuir para futuros mais sustentáveis pela potencialização do modo design de ação no âmbito político, social e cultural, promovendo rupturas com modelos de pensamento que endossam o determinismo funcional e monolítico do contexto escolar.;
Abstract The reflection upon education and its purposes is a recurrent, emerging, and central importance issue if we consider the evolutionary and complexified scenario in which we live. (MORIN, 2012). As from this premise, the discussion of this research combines the questioning of the social, cultural, and political function of education through the prism of conviviality (ILLICH, 1976; FISTETTI, 2017; MANZINI, 2017), through the strategical design approach. (MANZINI, 2017). It places education in an ecosystemic perspective (MATURANA; VARELA, 1995; MORIN, 2012; 2015) in which the conviviality become vector for a systemic discontinuity of alienating mechanisms of learning and in the transition to the development of social and cultural transformation of society. According to Illich (1976), the conviviality predicts that the priorities regarding the development of the society be redefined, granting an opening for collaborative relations that are susceptible to a crucial and political communitarian analysis concerning productivity and its means. This opening is consistent with emancipatory learning that organically negotiates and articulates individual and collective skills favoring the democratization of education and the conditions for a culture of learning. (MORIN, 2015). Therefore, the analysis of the theoretical relations of conviviality and social learning linked to the process of design for a reflection upon education proposes integrating elements in consonance with a new culture of strategical design. (MANZINI, 2017). In this flow, the thesis presents a cartography proposal of learning projects as a convivial tool to guide the planning of learning processes in the school context. The cartography of learning projects is a projective approach of strategical design, understood as a social technology in the convivial tool's perspective. The proposal of social learning reframed by the conviviality searches to contribute to more sustainable futures by enhancing the action design mode in the political, social, and cultural ambit, promoting ruptures of thinking models that endorse the functional and monolithic determinism of the school context.;
Palavras-chave Design estratégico; Educação; Convivialidade; Abordagem projetual convivial; Cartografia de projetos de aprendizagem; Strategical design; Education; Conviviality; Convivial projective approach; Cartography of learning projects;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-02-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9726;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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