Resumo:
Esta tese consiste em abordar a relação entre fatores contingenciais e a utilização de
artefatos para a análise do custo de concorrentes, mediante um estudo de casos
múltiplos. A análise do custo de concorrentes no contexto da gestão estratégica de
custos surgiu em decorrência do reconhecimento de que a tradicional contabilidade
de custos, apesar de relevante, não é suficiente para a tomada de decisões, voltando
seu olhar aos fatores externos e alinhando seu propósito às premissas da teoria da
contingência, que pressupõe a necessidade de ajuste entre a estrutura organizacional
e os fatores contingenciais internos e externos à organização. Trata-se de uma
pesquisa de base qualitativa, com a coleta de dados primários mediante entrevistas
semiestruturadas durante o segundo semestre de 2018, com gestores de áreas
estratégicas em todos os casos. Foram partícipes deste estudo três empresas, sendo
no ramo moveleiro, Móveis Castro Ltda.; no ramo de alimentos, Germani Alimentos
Ltda.; e no ramo da tecnologia e entretenimento, Imply Tecnologia Eletrônica Ltda. Os
dados secundários foram observados e coletados por meio dos portais das empresas,
das associações, sindicatos, bem como sites e demais meios virtuais pertinentes.
Como achados a esta tese: nas três empresas em estudo, quanto à incidência
predominante nas práticas cotidianas dos gestores entrevistados, destacaram-se três
dos sete artefatos: precificação estratégica; engenharia reversa e benchmarking.
Quanto à relação dos fatores contingenciais ao uso dos artefatos, os achados indicam
que o artefato tende a moldar-se frente à influência que os fatores exercem, buscando
sua adequação às necessidades dos gestores para tomada de decisão. Com o uso
dos artefatos, o estudo revela que o fator ambiente em alguma medida antecede os
demais fatores, ou seja, a empresa busca sua adequação ao ambiente em que está
inserida, para após otimizar os demais fatores, sejam estratégia, estrutura e tecnologia
ao uso dos artefatos, o que depende em grande parte do ramo de atuação, das
características organizacionais e do mercado de atuação.