Autor |
Friedrich, Laercio Rogerio; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1265335051786804; |
Orientador |
Diehl, Carlos Alberto; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1642575921779245; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Fatores contingenciais e sua relação com a utilização de artefatos para análise do custo de concorrentes: um estudo de casos múltiplos; |
Resumo |
Esta tese consiste em abordar a relação entre fatores contingenciais e a utilização de
artefatos para a análise do custo de concorrentes, mediante um estudo de casos
múltiplos. A análise do custo de concorrentes no contexto da gestão estratégica de
custos surgiu em decorrência do reconhecimento de que a tradicional contabilidade
de custos, apesar de relevante, não é suficiente para a tomada de decisões, voltando
seu olhar aos fatores externos e alinhando seu propósito às premissas da teoria da
contingência, que pressupõe a necessidade de ajuste entre a estrutura organizacional
e os fatores contingenciais internos e externos à organização. Trata-se de uma
pesquisa de base qualitativa, com a coleta de dados primários mediante entrevistas
semiestruturadas durante o segundo semestre de 2018, com gestores de áreas
estratégicas em todos os casos. Foram partícipes deste estudo três empresas, sendo
no ramo moveleiro, Móveis Castro Ltda.; no ramo de alimentos, Germani Alimentos
Ltda.; e no ramo da tecnologia e entretenimento, Imply Tecnologia Eletrônica Ltda. Os
dados secundários foram observados e coletados por meio dos portais das empresas,
das associações, sindicatos, bem como sites e demais meios virtuais pertinentes.
Como achados a esta tese: nas três empresas em estudo, quanto à incidência
predominante nas práticas cotidianas dos gestores entrevistados, destacaram-se três
dos sete artefatos: precificação estratégica; engenharia reversa e benchmarking.
Quanto à relação dos fatores contingenciais ao uso dos artefatos, os achados indicam
que o artefato tende a moldar-se frente à influência que os fatores exercem, buscando
sua adequação às necessidades dos gestores para tomada de decisão. Com o uso
dos artefatos, o estudo revela que o fator ambiente em alguma medida antecede os
demais fatores, ou seja, a empresa busca sua adequação ao ambiente em que está
inserida, para após otimizar os demais fatores, sejam estratégia, estrutura e tecnologia
ao uso dos artefatos, o que depende em grande parte do ramo de atuação, das
características organizacionais e do mercado de atuação.; |
Abstract |
This thesis investigates the relationship between contingency factors and the use of
artifacts for the competitive cost analysis, through a multiple case study. The
competitive cost analysis within the context of strategic cost management arose from
the recognition that, although being relevant, the traditional cost accounting is not
sufficient for decision making. Therefore, it has turned its attention to external factors
and aligned its purpose to the premises of contingency theory, which assumes the
need for adjustment between the organizational structure and the internal and external
contingent factors to the organization. This qualitative research had the primary data
collected through semi-structured interviews, carried out along the second semester of
2018, with managers of strategic areas. Three companies from different business lines
participated in the study: Móveis Castro Ltda, in the furniture business; Germani
Alimentos Ltda in the food business.; and Imply Tecnologia Eletrônica Ltda. in the
technology and entertainment business. The secondary data were observed and
collected from the web portals of the companies, associations, unions, as well as
websites and other relevant virtual media. As for the outcomes: among the three
companies, three of the seven following artifacts were featured as predominant
incidence in the managers’ everyday practices: strategic pricing; reverse engineering
and; benchmarking. The findings indicate that the artifact tends to be shaped by the
factors influence, which adapts according to the managers needs for decision making.
Through the artifacts use, the study reveals that, to a certain extent, the environmental
factor precedes other factors, which means that the company adapts to its environment
in order to optimize other factors, such as strategy, structure and technology in relation
to the use of artifacts that depends mostly on the business field, organizational
characteristics and the market.; |
Palavras-chave |
Artefatos para análise do custo de concorrente; Custo de concorrentes; Fatores contingenciais; Gestão estratégica de custos; Artifacts for competitor cost analysis; Competitive cost; Contingency factors; Strategic cost management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9703; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |