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Estudo comparativo de argamassas de revestimento com incorporação de resíduo de borracha de pneus inservíveis em comparação com argamassas com aditivo incorporador de ar

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Autor Philippsen, Cristiane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9336127652209393;
Orientador Kazmierczak, Claudio de Souza;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8647433523617676;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Estudo comparativo de argamassas de revestimento com incorporação de resíduo de borracha de pneus inservíveis em comparação com argamassas com aditivo incorporador de ar;
Resumo Atualmente, os resíduos provenientes de pneus inservíveis vêm ganhando especial atenção em decorrência das políticas ambientais, que responsabilizam os fabricantes e importadores de pneumáticos pelo seu descarte ambientalmente adequado. No Brasil, 730 mil toneladas de pneus foram colocadas no mercado de reposição em 2016 e 494 mil toneladas foram destinadas adequadamente. O grande volume de pneus produzidos e descartados, bem como a perspectiva de crescimento do setor automotivo, justificam os esforços realizados em pesquisas, com a finalidade de desenvolver aplicações e alternativas para o emprego e valorização destes resíduos. Por outro lado, a indústria da construção civil é grande consumidora de recursos naturais não renováveis, de forma que a sua utilização neste setor pode trazer benefícios econômicos e ambientais. O presente trabalho consiste na análise comparativa entre propriedades das argamassas com adição de resíduo de pneus com aquelas argamassas com aditivo incorporador de ar. Para isto, foram produzidas argamassas com substituição parcial de areia por agregado de borracha nos percentuais 0%, 2%, 4% e 6%, bem como argamassas com aditivo incorporador de ar que possuam similaridade na densidade de massa com as argamassas com borracha anteriormente citadas, no traço 1:1:6 (cimento, cal e areia) em volume. Os resultados obtidos comprovam que as argamassas com borracha apresentam menor absorção de água por capilaridade e menor retração que as argamassas com aditivo incorporador de ar, e comportamento similar nas demais propriedades avaliadas, de modo que a sua utilização em revestimentos pode gerar melhor desempenho no tocante à prevenção de fissuras.;
Abstract Nowadays, the waste from scrap tires has received special attention due to the environmental policies, which determined that the responsibility for their disposal must be from the tire industry and the tire importing companies. In Brazil, 730,000 tons of tires were placed on the aftermarket in 2016 and 494,000 tons were properly disposed. The large volume of tires produced and discarded, as well as the prospect of growth in the automotive sector, justify the efforts made in research, with the purpose of developing applications and alternatives for the use and recovery of rubber from used tires. On the other hand, the construction industry is a large consumer of non-renewable natural resources, so its use in this sector can bring economic and environmental benefits. This study consists in the analogy between the properties of mortars containing rubber from scrap tires in its composition, with a mortar containing air-entraining additive. The mortars with partial replacement of sand by rubber aggregate were produced in the percentages 0%, 2%, 4% and 6%, as well as mortars with air incorporating additive that have similarity in density with rubber mortars previously mentioned, on proportion of 1: 1: 6 (cement, lime and sand) by volume. The results showed that the rubberized mortars have similar behavior to air-entraining additive mortars, with some advantages. Water absorption by capillarity and shrinkage are lower in rubber mortars, so the use of this material can be beneficial in preventing cracking.;
Palavras-chave Argamassa; Resíduo de borracha; Aditivo; Ar incorporado; Mortar; Scrap tire; Air-entraining additive;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-01-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9695;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil;


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