Resumo:
Atualmente, os resíduos provenientes de pneus inservíveis vêm ganhando especial atenção em decorrência das políticas ambientais, que responsabilizam os fabricantes e importadores de pneumáticos pelo seu descarte ambientalmente adequado. No Brasil, 730 mil toneladas de pneus foram colocadas no mercado de reposição em 2016 e 494 mil toneladas foram destinadas adequadamente. O grande volume de pneus produzidos e descartados, bem como a perspectiva de crescimento do setor automotivo, justificam os esforços realizados em pesquisas, com a finalidade de desenvolver aplicações e alternativas para o emprego e valorização destes resíduos. Por outro lado, a indústria da construção civil é grande consumidora de recursos naturais não renováveis, de forma que a sua utilização neste setor pode trazer benefícios econômicos e ambientais. O presente trabalho consiste na análise comparativa entre propriedades das argamassas com adição de resíduo de pneus com aquelas argamassas com aditivo incorporador de ar. Para isto, foram produzidas argamassas com substituição parcial de areia por agregado de borracha nos percentuais 0%, 2%, 4% e 6%, bem como argamassas com aditivo incorporador de ar que possuam similaridade na densidade de massa com as argamassas com borracha anteriormente citadas, no traço 1:1:6 (cimento, cal e areia) em volume. Os resultados obtidos comprovam que as argamassas com borracha apresentam menor absorção de água por capilaridade e menor retração que as argamassas com aditivo incorporador de ar, e comportamento similar nas demais propriedades avaliadas, de modo que a sua utilização em revestimentos pode gerar melhor desempenho no tocante à prevenção de fissuras.