Autor |
Almeida, Dayane Oliveira de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8842868610779228; |
Orientador |
Borges, Rosália Figueiró; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2704919788171365; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Elaboração de um vídeo educativo: evidências científicas para a assistência de enfermagem nas reações transfusionais imediatas; |
Resumo |
O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa “Cuidado em Saúde e Enfermagem do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - nível Mestrado Profissional em Enfermagem”. Possui como objetivo e produto do Mestrado, a elaboração de um vídeo educativo: Evidências cientificas para a assistência de enfermagem nas reações transfusionais imediatas. Para buscar as melhores evidências para o desenvolvimento do vídeo, realizou-se uma revisão integrativa de literatura (RIL) nas bases de banco de dados Scientifican Eletronic Lybrary On Line (SCIELO), Base de dados de Enfermagem (BDENF), CINAHL, (via EBSCOHOST), CAPES, Public MEDLINE (via PUBMED e BIREME), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para o desenvolvimento deste estudo o escopo do guia focalizou-se na questão de pesquisa: Quais as recomendações para a elaboração de uma tecnologia educativa (TE) na assistência de enfermagem nas reações transfusionais imediatas (RTI)? A pesquisa seguiu o formato do acrônimo PICO para responder as questões específicas acerca das principais recomendações de assistência de enfermagem nas reações transfusionais imediatas. Para avaliação da qualidade dos estudos foi utilizado o sistema GRADE. A estratégia de busca dos dados resultou em 48 artigos dos quais 11 foram incluídos na pesquisa. O vídeo educativo resultou nas principais evidências científicas apresentadas acerca do tema, que foi revisado por seis revisores através do instrumento IVCES. Conclui-se que a construção deste vídeo servirá para corroborar para a capacitação dos profissionais de enfermagem de diferentes instituições que atuam diretamente com transfusão de sangue.; |
Abstract |
The present study is a qualitative study, linked to the research line “Health Care and Nursing in the Graduate Program of the University of Vale do Rio dos Sinos - Professional Master's Degree in Nursing”. It has as objective and product of the Master, the elaboration of an educational video: Scientific evidence for the nursing assistance in the immediate transfusion reactions. To search for scientific evidence for the development of the video, an integrative literature review was carried out in the databases SCIELO, BDENF, CINAHL (via EBSCOHOST), CAPES, Public MEDLINE (via PUBMED and BIREME and LILACS. For the development of this study, the scope of the guide focused on the research question: What are the recommendations for the development of an educational technology (ET) in nursing care in immediate transfusion reactions (ITR)? The research followed the format of the acronym PICO to answer specific questions about the main recommendations for nursing care in immediate transfusion reactions. To evaluate the quality of the studies, the GRADE system was used. The data search strategy resulted in 48 articles of which 11 were included in the survey. The educational video resulted from the main scientific evidence presented on the topic, which was reviewed by six reviewers using the IVCES instrument. It is concluded that the construction of this video will serve to corroborate for the training of nursing professionals from different institutions that work directly with blood transfusion.; |
Palavras-chave |
Transfusão de sangue; Transfusionais; Prática assistencial de enfermagem; Tecnologia educativa; Blood transfusion; Transfusion reactions; Nursing assistance practice; Educational technology; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-11-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9641; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; |