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Crowdmapping como ferramenta para inovação de produto: o caso da empresa multinacional Here Technologies

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Autor Grassi, Vinicius;
Orientador Ruffoni, Janaina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6932170700672349;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Crowdmapping como ferramenta para inovação de produto: o caso da empresa multinacional Here Technologies;
Resumo A implementação da inovação colaborativa ou aberta mostra-se como tendência em vários setores da tecnologia da informação e negócios, e, em especial, a tecnologia de serviços de localização baseados em GPS. Essa implementação se dá através do Crowdmapping, uma subcategoria do Crowdsourcing – que, através da força de mapeadores voluntários provedores de informação geográficas busca agregar valor aos conteúdos e produtos de navegação e cartografia digital. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância e o valor do Crowdmapping no processo de inovação de produto da empresa HERE Technologies; assim como identificar os métodos e ferramentas propostos pela empresa para a implementação desta inovação, e, por fim, entender o valor agregado ao negócio da companhia a partir desta inovação colaborativa. Ainda, o estudo se propõe a investigar a motivação da contribuição voluntária, motor principal dos processos colaborativos. A abordagem tem natureza qualitativa com caráter descritivo, baseado na coleta de informações através da observação participante, análise documental e pesquisa com voluntários. Os resultados apresentados neste estudo indicam o valor da inovação colaborativa no processo da empresa analisada, uma vez que apresentam consistência e inovação no desenvolvimento dos produtos - incluindo economia de recursos aportados nos processos de inovação - e, assim, contribuem para a discussão da literatura da eficiência da inovação aberta e à discussão interna sobre cultura colaborativa na HERE Technologies.;
Abstract The implementation of collaborative innovation shows itself as a trend in various sectors of information and business technology, and in particular, the technology of GPS-based location services. This implementation takes place through Crowdmapping, a subcategory of Crowdsourcing – which, through the strength of volunteer mappers as geographic information providers seeks to add business value to content and navigation products and digital cartography. This article aims to analyze the importance and value of Crowdmapping in the product innovation process of the company HERE Technologies; as well as identify the methods and tools proposed by the company for the implementation of this innovation, and finally, to understand the aggregated value added to the organization´s business from this collaborative innovation. Still, the study proposes to investigate the motivation factors of the voluntary contribution, main driver of collaborative innovation. The approach has a qualitative nature with a descriptive character, based on the collection of information through personal observation, documentary analysis and research with volunteers. The results presented in this study indicate the value of collaborative innovation in the analyzed company process, since they present consistency and innovation in the development of the products - including savings of resources in the innovation processes - and, thus, contributing to the discussion of efficiency in the open innovation literature and internal discussion on collaborative culture at HERE Technologies.;
Palavras-chave Inovação colaborativa; Mapeamento colaborativo; Motivação de voluntários; Collaborative innovation; Crowdsourcing; Crowdmapping; Collaborative mapping; Voluntary motivation;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9607;
Nivel MBA;
Curso MBA em Gestão Estratégica de Negócios;


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