Resumo:
Este estudo investigou a relação entre a motivação de mestrandos de cursos de
gestão no Brasil e a conclusão do mesmo, considerando que diversas situações de
estresse e dificuldades enfrentadas durante o curso afetam o psicológico desses
alunos, podendo levá-los a não conquistar o título de mestre. Para tal, foi realizada
uma pesquisa de campo com o uso de um questionário respondido por uma amostra
de 1.098 alunos que frequentaram os cursos de mestrado em gestão e que o
finalizaram, desistiram ou foram desligados em um período de 3 anos. O modelo
operacional do estudo conduziu ao estabelecimento de 11 hipóteses buscando
sustentar a tese: a dinâmica de enfrentamento das barreiras estabelece a relação
entre a autodeterminação e a conclusão ou não do curso. A partir da análise
exploratória e confirmatória de dados; da modelagem de equação estrutural e apoiada
na Teoria da Autodeterminação, pode-se afirmar que os dados confirmaram a tese,
bem como corroboraram resultados de estudos relacionados. Na maioria dos
respondentes observou-se Motivação Extrínseca Identificada para cursar o mestrado,
e perguntados sobre cada uma das situações vivenciadas, muitos não as viram como
dificuldades. Percebeu-se que o mestrando que finalizou com êxito o curso estava
mais resignado ao enfrentar barreiras e com baixo nível de Motivação Extrínseca
Introjetada e alta Motivação Intrínseca, ou seja, sofria pouca pressão interna e tinha
muita automotivação, ao contrário dos não concluintes que enfrentaram as
dificuldades sentindo-se pressionados e angustiados, com muita Motivação
Extrínseca Externa e Introjetada e com baixa Motivação Intrínseca, o que significa que
tinham muita pressão interna e externa e baixa motivação interna. Para estes últimos,
a pressão para publicar e a falta de tempo para se dedicar aos estudos foram as
dificuldades que mais interferiram nesta jornada. A luz dessas constatações, concluiu-se que os mestrandos cursaram o mestrado para ingressar ou melhorar sua posição
no mercado de trabalho e encararam as situações como algo que fizesse parte da
jornada. Uma das importantes contribuições dessa tese consiste na escala EMEPSS
que possibilita avaliar a motivação de pós-graduandos de mestrado e doutorado,
porém, uma limitação foi não ter ouvido os respondentes logo após a saída do curso.
Este estudo pode ensejar estudos futuros utilizando outras metodologias, por
exemplo, qualitativas, que explorem as dificuldades identificadas nas relações
existentes nesse contexto, como universidade e aluno, carreira e universidade,
professor e aluno, entre outras.