metadataTrad.dc.contributor.author |
Coan, Fernanda Mosseline Josende; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6603892377833205; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Korzenowski, André Luis; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2812376898382124; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Gestão e Negócios; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Análise da relação entre a motivação de mestrandos e a conclusão de cursos de mestrado em gestão no contexto brasileiro; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este estudo investigou a relação entre a motivação de mestrandos de cursos de
gestão no Brasil e a conclusão do mesmo, considerando que diversas situações de
estresse e dificuldades enfrentadas durante o curso afetam o psicológico desses
alunos, podendo levá-los a não conquistar o título de mestre. Para tal, foi realizada
uma pesquisa de campo com o uso de um questionário respondido por uma amostra
de 1.098 alunos que frequentaram os cursos de mestrado em gestão e que o
finalizaram, desistiram ou foram desligados em um período de 3 anos. O modelo
operacional do estudo conduziu ao estabelecimento de 11 hipóteses buscando
sustentar a tese: a dinâmica de enfrentamento das barreiras estabelece a relação
entre a autodeterminação e a conclusão ou não do curso. A partir da análise
exploratória e confirmatória de dados; da modelagem de equação estrutural e apoiada
na Teoria da Autodeterminação, pode-se afirmar que os dados confirmaram a tese,
bem como corroboraram resultados de estudos relacionados. Na maioria dos
respondentes observou-se Motivação Extrínseca Identificada para cursar o mestrado,
e perguntados sobre cada uma das situações vivenciadas, muitos não as viram como
dificuldades. Percebeu-se que o mestrando que finalizou com êxito o curso estava
mais resignado ao enfrentar barreiras e com baixo nível de Motivação Extrínseca
Introjetada e alta Motivação Intrínseca, ou seja, sofria pouca pressão interna e tinha
muita automotivação, ao contrário dos não concluintes que enfrentaram as
dificuldades sentindo-se pressionados e angustiados, com muita Motivação
Extrínseca Externa e Introjetada e com baixa Motivação Intrínseca, o que significa que
tinham muita pressão interna e externa e baixa motivação interna. Para estes últimos,
a pressão para publicar e a falta de tempo para se dedicar aos estudos foram as
dificuldades que mais interferiram nesta jornada. A luz dessas constatações, concluiu-se que os mestrandos cursaram o mestrado para ingressar ou melhorar sua posição
no mercado de trabalho e encararam as situações como algo que fizesse parte da
jornada. Uma das importantes contribuições dessa tese consiste na escala EMEPSS
que possibilita avaliar a motivação de pós-graduandos de mestrado e doutorado,
porém, uma limitação foi não ter ouvido os respondentes logo após a saída do curso.
Este estudo pode ensejar estudos futuros utilizando outras metodologias, por
exemplo, qualitativas, que explorem as dificuldades identificadas nas relações
existentes nesse contexto, como universidade e aluno, carreira e universidade,
professor e aluno, entre outras.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This study evaluated the motivation of master students in Brazilian management
courses for its conclusion, considering that several situations of stress and daily
difficulties can negatively affect these students, resulting in failure in completing the
Master's course. For the analysis, it was used a questionnaire answered by 1,098
students who started Masters Courses in Management. The students were categorized
according to the conclusion of the course, that is, if they finished, if they gave up or if
they were disconnected in a period of 3 years. The operational model provided 11
hypotheses that could support the thesis: facing the difficulties establishes the
relationship between self-determination and the conclusion or not of the course. From
exploratory and confirmatory data analysis; from structural equation modeling and
supported by the Self-Determination Theory, it can be said that the data confirmed the
thesis, as well as corroborated results of similar studies. In most cases, there was
Identified Extrinsic Motivation to attend the master's degree, and when asked about
the difficulties, many did not classify them as difficulties. It was noticed that success in
the course was associated with overcoming difficulties and with a low level of Intrinsic
Motivation and high Intrinsic Motivation, that is, they suffered little internal pressure
and had a lot of self-motivation, unlike those who did not finish, who faced difficulties
feeling they are pressured and distressed, with a lot of external and intrinsic motivation
and with low intrinsic motivation, which means that they felt pressured and with low
internal motivation. The pressure to publish and the lack of time to devote to studies
were the most reported difficulties. Therefore, it was concluded that these individuals
sought, through the master's degree, to enter or improve their position in the job
market, facing these situations as something that was part of the journey. An important
contribution of this thesis consists of the EMEPSS scale, which assesses the
motivation level of master and doctoral graduate students, however, one limitation was
not having heard the respondents right after leaving the course. This present analysis
may give rise to future studies using other methodologies, for example, qualitative, that
analyze the difficulties identified in the existing relationships in this context, such as
university and student, career and university, teacher and student, among others.; |
metadataTrad.dc.subject |
Mestrado em gestão; Enfrentamento de barreiras; Fatores motivacionais; Conclusão do mestrado; Master in management; Facing barriers; Motivational factors; Master's degree; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2020-12-22; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9576; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |