Autor |
Dorneles, Fabrício Fagundes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6406428882682251; |
Orientador |
Modolo, Regina Célia Espinosa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4414964356998749; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Viabilidade técnica da produção de ligante modificado com borracha de pneus inservíveis pelo processo úmido (wet process) através do sistema não estocável (continuous blending), para concreto asfáltico; |
Resumo |
Nas últimas décadas tem-se pesquisado a utilização da borracha do pneu inservível
na construção civil, com o objetivo de dar um destino correto a esse resíduo de pós consumo. O presente trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise de
viabilidade técnica da produção de ligante modificado com borracha de pneus
inservíveis pelo processo úmido (Wet Process) através do sistema não estocável
(Continuous Blending), para concreto asfáltico. Foi utilizado o processo úmido, para
o qual se definiu doses de diferentes formulações de ligante Asfalto-Borracha, com
base na variação dos principais fatores que interferem no seu desempenho, tais
como: granulometria da borracha, temperatura e tempo de mistura. Para analisar a
influência destas variáveis e também parâmetros relevantes do produto, executou-se
os seguintes testes: Penetração, Ponto de Amolecimento, Índice de Susceptibilidade
Térmica, Massa Específica e Estabilidade à Estocagem. Os resultados obtidos
demonstraram como fatores intervenientes mais importantes, entre os analisados, o
percentual de Borracha, seguido da temperatura de mistura e do tempo de digestão.
A importância da granulometria foi percebida pelo fato das partículas de menor
diâmetro apresentarem maior superfície específica facilitando a interação ligante e
modificador. O que não despensa a combinação de outras variáveis. Foi possível
concluir que há viabilidade técnica de se produzir ligante Asfalto-Borracha pelo
processo úmido (Wet Process) através do sistema não estocável (Continuous
Blending).; |
Abstract |
In the last decades, the use of rubber from waste tires in civil construction has been
researched, with the objective of giving a correct destination for this waste. The
present work had as general objective to carry out an analysis of the technical
viability of the production of binder modified with rubber from waste tires by the wet
process (Wet Process) through the non-stocking system (Continuous Blending), for
asphalt concrete. For the execution of the experiment, the wet process was used, for
which different dose formulations of Asphalt-Rubber binder were defined, based on
the variation of the main intervening factors in the performance, such as: rubber
particle sizes, temperatures and mixing times. To analyze the influence of these
variables and also relevant product parameters, the following tests were carried out:
Penetration, Softening Point, Thermal Susceptibility Index, Specific Mass and
Storage Stability. The results obtained demonstrated as the most important
intervening factors, among those analyzed, the percentage of Rubber, followed by
the mixing temperature and digestion time. The importance of granulometry was
perceived in the fact that the smaller diameter particles have a larger specific
surface, facilitating the ligand and modifier interaction, yet it still needs a certain
combination between the other variables. It was clear the possibility of the technical
feasibility of producing Asphalt-Rubber binder by the wet process (Wet Process)
through the non-stockable system (Continuous Blending).; |
Palavras-chave |
Borracha de pneus inservíveis; Ligante modificado; Concreto asfáltico.; Scrap rubber; Modified ligand; Asphalt concrete; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-08-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9575; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil; |