Resumen:
Nas últimas décadas tem-se pesquisado a utilização da borracha do pneu inservível
na construção civil, com o objetivo de dar um destino correto a esse resíduo de pós consumo. O presente trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise de
viabilidade técnica da produção de ligante modificado com borracha de pneus
inservíveis pelo processo úmido (Wet Process) através do sistema não estocável
(Continuous Blending), para concreto asfáltico. Foi utilizado o processo úmido, para
o qual se definiu doses de diferentes formulações de ligante Asfalto-Borracha, com
base na variação dos principais fatores que interferem no seu desempenho, tais
como: granulometria da borracha, temperatura e tempo de mistura. Para analisar a
influência destas variáveis e também parâmetros relevantes do produto, executou-se
os seguintes testes: Penetração, Ponto de Amolecimento, Índice de Susceptibilidade
Térmica, Massa Específica e Estabilidade à Estocagem. Os resultados obtidos
demonstraram como fatores intervenientes mais importantes, entre os analisados, o
percentual de Borracha, seguido da temperatura de mistura e do tempo de digestão.
A importância da granulometria foi percebida pelo fato das partículas de menor
diâmetro apresentarem maior superfície específica facilitando a interação ligante e
modificador. O que não despensa a combinação de outras variáveis. Foi possível
concluir que há viabilidade técnica de se produzir ligante Asfalto-Borracha pelo
processo úmido (Wet Process) através do sistema não estocável (Continuous
Blending).