Autor |
Bittencourt, Daniel de Andrade; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7732328697942481; |
Orientador |
Ferreira, Jairo Getulio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A jornada da cidade midiatizada: usos e apropriações em apps sociais de mapas; |
Resumo |
Esta pesquisa discute a emergência da Cidade Midiatizada, uma ambiência composta por cinco territorialidades distintas resultantes de usos e apropriações de tecnologias que se transformam em meios (FAUSTO NETO, 2010), os apps sociais de mapas. Inserido no contexto da Midiatização, o trabalho tem como problema discutir o tipo de conhecimento que surge da relação que se estabelece entre o sistema proponente (apps sociais de mapas) e os usuários-consumidores. Quatro aplicativos móveis compuseram o corpus: Waze, Nike+, Strava e Google Maps. Para compreender diferentes matizes desse fenômeno complexo, optou-se pela construção de uma metodologia singular, formada em quatro atos: o Ato do Observador trabalha a Noção de Complementaridade, de Niels Bohr, e o Princípio da Incerteza, de Werner Heisenberg. Em seguida, o Ato da Suspensão discute o Paradigma Indiciário, de Ginzburg (1989), e as contribuições de José Luiz Braga (2008) na Comunicação para a tomada de inferências no campo. Já o Ato da Investigação apóia-se nas ideias de Charles Sanders Peirce e de seus operadores semânticos para trabalhar a criação de inferências abdutivas (conhecimento novo), dedutivas (proposição diagramática da hipótese) e indutivas (confrontação da hipótese). O Ato da Fundamentação debate a Grounded Theory, de Glaser e Strauss (1967), e sua pertinência para, a partir dos dados coletados nos observáveis, criar uma teoria própria. A tese tensiona o conceito de Serge Proulx (2016) sobre usos e apropriações e propõe uma topologia diferente, através do vetor acesso - consumo - uso - adoção - apropriação. Como contribuição final, a pesquisa parte de Milton Santos (1997, 2008), André Lemos (2007, 2009, 2013) e George Amar (2011) para desenvolver a ideia de uma Matriz de Territórios, composta por cinco dimensões interpoladas e interdependentes: Território Materializante, Território Informacional, Território Interacional, Território Algorítmico e Território Simbólico. Em suas trocas, as cinco territorialidades configuram Zonas de Afeto e Afetação, que interferem na percepção das pessoas sobre o território que habitam e, portanto, possui reflexos no cotidiano das cidades. Em um cenário de Midiatização, entende-se que o usuário de apps sociais de mapas emerge como um codesigner territorial.; |
Abstract |
This research discusses the emergence of the Mediated City, an environment composed of five distinct territorialities resulting from uses and appropriations of technologies that become media (FAUSTO NETO, 2010), the geo social apps. The object of the work is inserted in the Mediatization context. Four mobile apps made up the corpus: Waze, Nike+, Strava, and Google Maps. To understand different shades of this complex phenomenon, it was decided to construct a singular methodology, formed in four acts: the Observer Act works Niels Bohr's Notion of Complementarity and Werner Heisenberg's Principle of Uncertainty; The Suspension Act discusses the Indicative Paradigm by Ginzburg (1989) and the contributions of José Luiz Braga (2008) in the Communication for making inferences in the field; the Act of Investigation relies on the ideas of Charles Sanders Peirce and his semantic operators to work on the creation of abductive (new knowledge), deductive (diagrammatic proposition) and inductive (hypothesis confrontation) inferences; The Grounding Act discusses Grounded Theory, by Glaser and Strauss (1967), and its relevance to, from the data collected in the observables, create a theory of its own. The thesis stresses the concept of Serge Proulx (2016) about uses and appropriations and proposes a different topology through the access - consumption - use - adoption - appropriation vector. As a final contribution, the research starts from Milton Santos (1997 and 2008), André Lemos (2007, 2009, 2013) and George Amar (2011) to develop the idea of a Territory Matrix, composed of five interpolated and interdependent dimensions: Materializing Territory, Informational Territory, Interactional Territory, Algorithmic Territory and Symbolic Territory. In their exchanges, the five territorialities configure Affection and Affectation Zones, which interfere in people's perception of the territory they inhabit and, therefore, has reflexes in the daily lives of cities. In a mediatization scenario, it is understood that the user of geo social apps emerges as a territorial codesigner.; |
Palavras-chave |
Midiatização; Cidade midiatizada; Apps sociais de mapas; Usos e apropriações; Mobilidade; Mediatizacion; Mediated city; Geo social apps; Uses and appropriations; Mobility; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019-12-18; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9557; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |